MMA e Ibama lançaram nesta sexta-feira (11/10) consulta pública sobre a reciclagem de plásticos no Brasil. O chamamento, que ficará aberto por um mês, tem objetivo de melhorar os gargalos na reciclagem dos diferentes tipos de plásticos no país.
A consulta busca subsidiar o posicionamento do Brasil nas negociações coordenadas pela ONU para a criação de um instrumento internacional vinculante para combater a poluição causada por plásticos.
Os plásticos são considerados atualmente os resíduos que mais poluem o planeta, com impactos ambientais para o país e o mundo. Um dos temas principais discutidos nas negociações do tratado é a reciclagem do material.
Segundo dados da ONU, estima-se que o mundo produza em média 430 milhões de toneladas de plásticos por ano — dois terços deles usados apenas por curtos períodos de tempo. Sem ações rápidas, a previsão é que a poluição plástica no planeta triplique até 2060.
O formulário busca coletar subsídios em três eixos: identificação de materiais plásticos e tipos de plástico mais e menos reciclados no país; identificação de diferenças regionais na reciclabilidade de materiais plásticos e tipos de plástico; causas e dificuldades para a reciclagem de determinados materiais plásticos ou tipos de plástico.
A consulta está aberta para todos os atores envolvidos com a cadeia de reciclagem de plásticos no país, em especial catadores e catadoras, empresas de reciclagem e trabalhadores do setor.
Assessoria de Comunicação do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Fonte: gov.br