O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciam, nesta terça-feira (28/1), consulta pública sobre a poluição atmosférica no país.
Contribuições podem ser enviadas até 14 de março pela plataforma Participa + Brasil, do governo federal. As informações prestadas pela sociedade serão comparadas a outras fontes de dados disponíveis e subsidiarão o MMA e o Ibama na proposição de medidas para o aprimoramento das ações de gestão da qualidade do ar no Brasil.
“Respirar ar limpo é um direito de todos e uma prioridade para o governo federal. Convidamos todos a participar da consulta, contribuindo com percepções e propostas para melhorar nossas políticas e ações. Juntos, podemos construir um futuro mais limpo e saudável”, destaca o secretário de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf.
O formulário traz questões relacionadas a três eixos: percepção sobre a qualidade do ar, fontes de poluição e episódios críticos de poluição do ar – elevações abruptas e significativas da poluição do ar que afetam a saúde humana e o meio ambiente.
No formulário, os cidadãos devem responder perguntas sobre a qualidade do ar em suas cidades, as principais fontes de poluição, a ocorrência de episódios críticos, a existência de estações de monitoramento e, por fim, sugerir medidas para mitigar a situação.
Fonte: gov.br