MMA debate integridade pública e ação climática em encontro realizado pela Controladoria-Geral da União


A secretária-executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Anna Flávia de Senna Franco, participou nesta sexta-feira (10/10), da abertura do encontro “Fortalecendo a Integridade em Tempos de COP30”, em Brasília (DF). O evento, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), debateu os desafios na integração de práticas de integridade no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). 

Na ocasião, Anna Flávia de Senna ressaltou que o encontro reconhece os avanços e esforços institucionais na promoção da integridade pública na agenda ambiental e climática e classificou a discussão como estratégica, pois “não dá para desvincular a questão ambiental da integridade e da ética”. 

“Relacionar o fortalecimento da integridade com a pauta climática da COP30 é um reconhecimento do papel da integridade no enfrentamento dos grandes desafios nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade ambiental e à justiça climática”, afirmou.  

Ao enfatizar os esforços do MMA na integração da integridade pública à agenda ambiental, a secretária-executiva adjunta citou o Balanço Ético Global (BEG), uma das principais maneiras pelas quais a sociedade pode se engajar na COP30.  

Liderado pelo presidente Lula e o secretário-geral da ONU, António Gutérres, o BEG propõe uma reflexão, a partir da ética e da cultura, sobre até onde avançamos e as ações que ainda precisam ser realizadas para que o planeta não ultrapasse a marca de 1,5ºC de aquecimento médio em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial, principal meta do Acordo de Paris. 

Em mensagem em vídeo, o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, ressaltou a importância do debate, especialmente diante do contexto da COP30 e do compromisso da administração pública federal com a agenda da integridade.  

O encontro reuniu órgãos e entidades que integram o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (SITAI), com o objetivo de fortalecer as Assessorias de Integridade na aplicação do Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP). A iniciativa também promoveu um espaço de troca de experiências, boas práticas e de incentivo à cooperação. 

Também participaram do evento o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Rodrigo Agostinho, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ), Sérgio Besserman, e a secretaria-executiva e de Integridade Pública da CGU, Eveline Martins Brito e Patrícia Álvares de Azevedo.  

Avaliação 

Em agosto, o MMA alcançou o Nível 3 – Pleno na avaliação de integridade realizada pela CGU. A análise foi conduzida pela Secretaria de Integridade Pública do órgão, entre abril e julho de 2025, para aprimorar a gestão e a governança nos órgãos federais. O ministério obteve nota geral 3,00, o que corresponde a 100% de implantação dos macroprocessos-chave dos níveis 2 e 3, relativos à padronização e à integração, respectivamente. Saiba mais aqui 

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Verstappen busca licença para disputar 24 Horas de Nurburgring
Próxima STF mantém prisão de 'Careca do INSS' e do empresário Maurício Camisotti