O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participou na última terça-feira (30/09) do Encontro de Integração Bacia do Rio Xingu, em Belém (PA). O evento ocorreu no contexto do programa Floresta Viva, que apoia a restauração ecológica e o fortalecimento de cadeias produtivas em diferentes biomas do Brasil.
Na ocasião, a analista ambiental do Departamento de Florestas da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Vívian Faria, apresentou os avanços e perspectivas do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg). A estratégia tem como meta recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nativa em todo o país até 2030, incluindo áreas em unidades de conservação e terras indígenas.
No painel sobre gestão territorial e políticas públicas para a restauração, Vívian destacou que o Planaveg oferece uma visão sistêmica da cadeia produtiva da recuperação da vegetação nativa, articulando oferta e demanda de forma consistente. “Isso significa fortalecer a produção e a coleta comunitária de sementes e mudas, garantir uma política de assistência técnica qualificada e consolidar mercados para insumos e produtos da restauração”, afirmou.
“Essa agenda dialoga diretamente com iniciativas já em curso, como os projetos financiados pelo Floresta Viva, que têm contribuído para estruturar esses elos fundamentais da cadeia”, completou a analista ambiental.
A programação incluiu mesas de debate, apresentações técnicas e momentos de troca de diálogo e troca de experiências. Representantes dos projetos apoiados pelo edital Floresta Viva, órgãos públicos, organizações parceiras e da sociedade civil participaram da atividade, que seguiu até a última quarta-feira (1/10).
A iniciativa é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gerenciada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O edital Bacia do Rio Xingu conta com recursos do BNDES, Fundo Vale, Energisa e Norte Energia.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Fonte: gov.br