MMA conclui processo eleitoral para nova composição do Comitê Nacional de Zonas Úmidas


O Brasil deu mais um passo importante para fortalecer a governança ambiental. Na primeira semana de outubro, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) concluiu o processo eleitoral que definiu a nova composição do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU). O colegiado tem papel estratégico na implementação da Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional (Convenção de Ramsar).

O tratado intergovernamental reúne mais de 170 países comprometidos com a conservação e o uso sustentável das áreas úmidas, reconhecidas por sua relevância para o equilíbrio climático, o abastecimento de água e a manutenção da biodiversidade.

As eleições, finalizadas no dia 3 de outubro de 2025, tiveram dois processos simultâneos. Um para definir quatro representantes de organizações não governamentais (ONGs) ambientalistas, e outro para a eleger representantes de Sítios Ramsar brasileiros — áreas reconhecidas internacionalmente pela convenção. Saiba mais aqui

As ONGs eleitas para integrar o CNZU foram o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Anga), o Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) e a Associação para Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil).

Como representantes dos Sítios Ramsar, foram eleitos Renilde Piedade da Silva, do Sítio Estuário do Amazonas e seus Manguezais, como titular, e Dario Emilio Casimiro Baniwa, do SítioRio Negro, como suplente.

Todos os representantes serão nomeados por portaria do MMA. A primeira reunião da nova composição do CNZU está prevista para os dias 10 e 11 de dezembro de 2025.

Sobre o CNZU

O Comitê Nacional de Zonas Úmidas é um órgão consultivo e permanente, instituído pela Portaria GM/MMA nº 1.413, de 4 de junho de 2025, com o objetivo de subsidiar a implementação da Convenção de Ramsar no Brasil. Saiba mais aqui

Entre suas atribuições estão acompanhar a Estratégia Nacional de Conservação e Uso Sustentável das Zonas Úmidas, contribuir para o plano nacional de conservação e articular ações entre governo, sociedade civil e comunidades tradicionais.

Além do MMA, que preside o comitê, o CNZU é composto por representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, do setor produtivo, da comunidade científica, de organizações não governamentais ambientalistas, povos e comunidades tradicionais, comitês de bacias hidrográficas e dos sítios brasileiros incluídos na Lista Ramsar.

Mais informações sobre o processo eleitoral do CNZU aqui.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Chefe do GP dos EUA admite confusão com box da Cadillac no COTA
Próxima Câmara aprova por unanimidade isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil; veja o que muda