MMA apresenta Sinir em encontro em Washington (DC)


Brasília (17/05/23) – A equipe do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, na última quarta-feira (17/05), Dia Internacional da Reciclagem, na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID em Washington (DC), o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), plataforma digital com o objetivo de coletar, armazenar, organizar e disponibilizar informações sobre a geração, destinação, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos no país.

A apresentação foi durante painel que abordou experiências transformadoras no setor de resíduos sólidos e que contou também com apresentação de iniciativas bem-sucedidas do México, Colômbia e União Europeia.

“No Brasil são 65,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos coletadas por ano, sendo que apenas 32% dos municípios têm coleta seletiva”, afirma o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf. “E o SINIR é a base da gestão do MMA para monitorar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, diz ele. “As mais de 2 mil cooperativas e quase 1 milhão de catadores de materiais recicláveis dependem da atuação do MMA para ampliar a reciclagem e geração de renda”, conclui.

SINIR – O Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, instituído e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), é instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil, conforme a Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010.

O sistema coleta, sistematiza e integra dados relativos à gestão dos resíduos sólidos no Brasil, como mapa de gestão de resíduos, relatórios e painéis. Sua base de dados tem como fonte o IBGE, SNIS, CTF-APP e RAPP do IBAMA. Além de dados dos entes federativos.

Hub AL e Caribe – Durante o evento, foi lançado o Hub de Resíduos para a América Latina e Caribe, plataforma que permite comparar informações entre países e regiões, apresentando a evolução por séries históricas e medindo o progresso em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11.6 e 12.5. O Hub segue o padrão estatístico internacional do Marco Central do Sistema de Contas Econômicas Ambientais (SCEA).

O HUB foi elaborado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e outros parceiros estratégicos.

A plataforma também contém publicações, ferramentas técnicas úteis para geração de dados e prestação de serviços de gestão de resíduos, links para os sites oficiais dos sistemas de informação dos países e suas normas e regulamentos aplicados na região e links para o portal de publicações e blogs do BID e de seus parceiros.

Assessoria de Comunicação do MMA
(61) 2028-1227/1031

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Sainz diz estar pronto para o GP de Mônaco após rumores de lesão na perna
Próxima Kremlin diz ter compromisso de proteger Minsk, após fala da Polônia sobre golpe armado em Belarus