Mitsubishi Eclipse Cross muda tudo e vira elétrico clone do Renault Scénic


A Mitsubishi acaba de apresentar a nova geração do Eclipse Cross para mercados da Europa. O SUV médio rompe totalmente com o equivalente vendido no Brasil e agora passa a fazer parte da estratégia de rebadge que caracteriza a atuação da marca na região. Dessa forma, vira ‘clone’ do Renault Scénic E-Tech e segue o mesmo caminho dos modelos ASX, Colt e Grandis — versões japonesas dos franceses Captur, Clio e Symbioz, respectivamente.

A estratégia de lançar modelos a partir de carros da Renault já existentes recebeu críticas por parte dos consumidores puristas, mas acabou se revelando um sucesso de mercado. Em 2024, as vendas da Mitsubishi na Europa atingiram 60.873 unidades e subiram significativos 42,2% em relação ao ano anterior. A aliança com a marca francesa devolveu competitividade à empresa na região e está viabilizando o lançamento de mais novidades.

Com o novo Eclipse Cross, quarto fruto da parceria, a Mitsubishi planeja crescer ainda mais no mercado europeu. Segundo o CEO regional da empresa, Frank Krol, a meta é aumentar o volume anual para algo entre 75.000 e 80.000 unidades.

No visual, a Mitsubishi procurou diferenciar o Eclipse Cross do Scénic a partir de detalhes na dianteira e traseira. Os para-choques, por exemplo, foram redesenhados e têm estilo próprio no modelo japonês. O mesmo vale para o arranjo das luzes diurnas, que apresentam componentes diferentes. Atrás, as lanternas têm o mesmo formato, mas são conectados por uma faixa preta e possuem assinatura luminosa exclusiva.

O japonês conta ainda com grade frontal própria e apliques prateados na coluna C. Nas laterais, o desenho das portas é exatamente o mesmo (incluindo as maçanetas retráteis). Em compensação, as rodas têm desenho exclusivo e podem ser de 19 ou 20 polegadas.

As medidas da carroceria incluem 4,47 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,57 m de altura e 2,78 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, o Eclipse Cross anterior, vendido no Brasil, possui 4,54 m, 1,80 m, 1,68 m e 2,67 m, respectivamente. A capacidade do porta-malas do novo modelo é de 545 litros e sobe para 1.670 litros com o banco da segunda fileira rebatido.

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Por dentro, o novo Eclipse Cross é uma cópia fiel do modelo Renault, mudando apenas os logotipos do volante. Destaque para painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e central multimídia com posicionamento vertical de mesmo tamanho.

A lista de equipamentos inclui teto solar de vidro com transparência variável, sete airbags e o sistema de assistência ao motorista Mi-Pilot (controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente de permanência em faixa, etc.).

Mecanicamente, a plataforma e a motorização são exatamente as mesmas do Scénic E-Tech. Inicialmente, o novo Eclipse Cross será oferecido com um motor elétrico de 218 cv, tração dianteira, bateria de 87 kWh e autonomia de 600 km (ciclo WLTP). Posteriormente, uma versão mais básica será lançada com 170 cv, bateria de 60 kWh e autonomia de aproximadamente 430 km.

O novo SUV terá a Europa como principal mercado e será produzido na França ao lado do gêmeo da Renault. As reservas serão iniciadas nos próximos meses, com entregas a partir de 2026. No mercado internacional, incluindo o brasileiro, a Mitsubishi seguirá oferecendo o Eclipe Cross a combustão.

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Fonte: direitonews

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