Misturar gasolina COMUM com ADITIVADA: é seguro ou é uma cilada?


Quem tem veículo movido à gasolina já deve ter se perguntado, pelo menos, uma vez: afinal, posso misturar a gasolina comum com a aditivada? A resposta curta para essa pergunta é sim. É possível misturar as duas sem nenhum risco, mas é preciso alguns cuidados específicos.

Quando o veículo é abastecido com a opção comum do combustível, existem alguns resíduos de “sujeira” que acabam surgindo nas válvulas e pistões do motor, sendo que com o passar do tempo esse material fica acumulado, podendo dificultar a mistura do ar com a gasolina.

Assim, a gasolina aditivada não acarreta esse prejuízo, já que ela conta com um tipo de “sabonete” que limpa o motor a cada utilização. Então, muitos motoristas podem querer migrar para a versão um pouco mais cara do combustível.

Perigos de mudar da gasolina comum para a aditivada de uma vez

Caso essa mudança entre combustíveis seja feita de maneira muito súbita, existem alguns riscos que o motorista se sujeita. Por exemplo, como o veículo já se acostumou ao combustível comum, abastecê-lo totalmente com a aditivada não é recomendado.

Isso porque, a depender do caso concreto, o motor pode ter ficado com tanto resíduo da gasolina comum acumulado, que quando o novo combustível realizar sua limpeza com o “detergente” de sua composição, a sujeira pode se soltar toda de uma vez, entupindo a região.

Como migrar para a gasolina aditivada

Assim, a recomendação é ir fazendo a troca gradualmente, exatamente misturando os dois combustíveis, de maneira que a sujeira acumulada irá se soltar um pouco por vez, não correndo assim risco de entupimento.

Inicialmente, o correto é utilizar a proporção de 90% da gasolina comum e 10% da aditivada, aumentando o uso desta a cada abastecimento, se a intenção do motorista for realmente migrar para a gasolina aditivada.

Fonte: capitalist

Anteriores Crise ucraniana expôs 'lamentável estado da defesa europeia' e sua dependência dos EUA, diz mídia
Próxima Academias militares dos EUA registram grande aumento de assaltos sexuais