O jornal destaca que o governo brasileiro segue a política de que as tribos isoladas devem iniciar qualquer contato por sua própria iniciativa com o mundo exterior, a fim de apoiar o direito dos povos à autodeterminação.
© Foto / In Touch MessengerDispositivo de áudio “In Touch Messenger” alimentado por energia solar
Dispositivo de áudio “In Touch Messenger” alimentado por energia solar
© Foto / In Touch Messenger
Neste contexto, continua o artigo, o Estado controla rigorosamente o acesso aos povos indígenas, a fim de protegê-los de doenças, contra as quais eles podem não ter imunidade alguma.
Segundo o jornal, missionários dos Estados Unidos e do Brasil tentaram repetidamente entrar em contato com comunidades isoladas no Vale do Javari, mas tiveram sua entrada negada e agora estão usando meios técnicos mais avançados.
“Aparelhos movidos a energia solar recitando mensagens bíblicas em português e espanhol apareceram entre membros do povo Korubo no Vale do Javari, perto da fronteira Brasil-Peru”, ressalta a publicação.
© Getty Images / Ricardo BelielMembros da tribo Korubo caminham em uma trilha no Vale do Rio Javari, no norte do Estado do Amazonas, Brasil
Membros da tribo Korubo caminham em uma trilha no Vale do Rio Javari, no norte do Estado do Amazonas, Brasil
© Getty Images / Ricardo Beliel
Em particular, pelo menos sete dispositivos semelhantes a um telefone celular foram encontrados na vila de Korubo, que podiam reproduzir continuamente passagens da Bíblia e sermões de um batista americano.
© Sputnik / Fundação Nacional de Indígenas do BrasilMembros da tribo Korubo caminham em uma trilha no Vale do Rio Javari, no norte do Estado do Amazonas, Brasil
Membros da tribo Korubo caminham em uma trilha no Vale do Rio Javari, no norte do Estado do Amazonas, Brasil
© Sputnik / Fundação Nacional de Indígenas do Brasil
Assim, finaliza a publicação, a tribo Korubo entrou recentemente em contato com o mundo exterior, atraindo a atenção especial dos missionários. Apesar das proibições e dos riscos à saúde dos indígenas, eles continuam usando novos métodos para tentar converter as comunidades isoladas ao Cristianismo, gerando tensão entre a atividade missionária e as políticas de proteção dos povos indígenas.
A polícia já está investigando essas ações clandestinas para apurar possíveis violações das leis brasileiras que protegem os povos indígenas isolados.
Fonte: sputniknewsbrasil