A missão diplomática do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que considera concluída a ofensiva contra Israel em retaliação ao ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco, perpetrado em 1º de abril.
Em postagem na rede social X (antigo Twitter), a missão diplomática reiterou que os ataques são em defesa ao que classificou como “agressão sionista” em relação ao ataque ao consulado.
A missão advertiu que Teerã planeja uma ação mais severa, caso o “regime israelense cometa outro erro” e reiterou que “os EUA devem ficar longe” do conflito entre Irã e Israel.
Conducted on the strength of Article 51 of the UN Charter pertaining to legitimate defense, Iran’s military action was in response to the Zionist regime’s aggression against our diplomatic premises in Damascus. The matter can be deemed concluded. However, should the Israeli…
— Permanent Mission of I.R.Iran to UN, NY (@Iran_UN) April 13, 2024
Conduzida com base no Artigo 51 da Carta das Nações Unidas relativo à defesa legítima, a ação militar do Irã foi em resposta à agressão do regime sionista contra as nossas instalações diplomáticas em Damasco. O assunto pode ser considerado concluído. Contudo, caso o regime israelense cometa outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelense desonesto, do qual os EUA DEVEM FICAR LONGE!
Em comunicado divulgado neste sábado (13) (domingo, 14, no Irã), pela agência de notícias iraniana Tasnim, o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) afirmou que quaisquer ações dos Estados Unidos contra o Irã provenientes de qualquer país serão recebidas com uma “resposta espelhada”.
“O regime terrorista dos EUA foi avisado de que qualquer apoio e envolvimento para prejudicar o Irã, proveniente de qualquer parte do mundo, resultará em uma resposta forte e espelhada das Forças Armadas da República Islâmica do Irã. Além disso, os EUA são responsáveis pelas ações de Israel”, disse o IRGC em comunicado, citado pela agência de notícias Tasnim.
No comunicado, o IRGC também afirmou que seu ataque “destruiu com sucesso” alvos em Israel.
Ademais, a chancelaria iraniana afirmou neste sábado que Teerã pretende defender a sua soberania, integridade territorial e interesses, respeitando os princípios da Carta das Nações Unidas.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil