Minsk adverte Kiev que tomará medidas caso voltar a violar as fronteiras de Belarus


O Ministério das Relações Exteriores de Belarus disse que convocou Olga Timush, encarregada de Negócios da Ucrânia, e expressou forte protesto contra a violação da fronteira aérea da república por um grupo de drones ucranianos.
“Olga Timush, encarregada de Negócios da Ucrânia na República de Belarus, foi convocada ao Ministério das Relações Exteriores. A diplomata recebeu um forte protesto e entregou a nota correspondente ligada à violação da fronteira da República de Belarus por um grupo de veículos aéreos não tripulados lançados do território da Ucrânia”, diz a chancelaria belarussa.
Militares são vistos durante exercícios militares conjuntos entre Belarus e Rússia em um campo de treinamento na região de Grodno, Belarus - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2024

Minsk exigiu de Kiev que tomasse medidas para evitar futuros incidentes que pudessem levar a uma nova escalada da situação na região. Timush também foi advertida de que, em caso de repetição das provocações, Minsk se reserva o direito de tomar medidas retaliatórias para proteger seu território.
“Foi especialmente destacado que, se a missão diplomática da Ucrânia em Belarus não for capaz de influenciar a prevenção de tais provocações, o lado belarusso levantará a questão da viabilidade de sua presença em Minsk”, concluiu o Ministério das Relações Exteriores de Belarus.
Aleksandr Lukashenko, presidente de Belarus, disse que alvos aéreos, vindos da Ucrânia, haviam sido destruídos sobre o território do país.
Viktor Khrenin, chefe do Ministério da Defesa de Belarus, detalhou que os artilheiros antiaéreos do país identificaram os objetos invasores como drones. Alguns deles foram destruídos sobre Belarus às 13h04, horário de Brasília, enquanto os drones restantes foram escoltados e abatidos pelos militares russos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Alison ‘Piu’ dos Santos conquista bronze nos 400m com barreiras
Próxima PF prende dono de hortifruti suspeito de chefiar quadrilha que movimentou mais de R$ 70 milhões em lavagem de dinheiro e agiotagem