Por Tom Polansek
CHICAGO (Reuters) – Uma cepa virulenta de gripe aviária se espalhou pela primeira vez entre aves em Dakota do Sul e infectou um quarto rebanho de perus em Minnesota, o maior produtor de perus do país, informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nesta quinta-feira.
As últimas infecções da gripe H5N2 mostram que o vírus, que pode matar quase um rebanho inteiro de aves em 48 horas, continua a ser um risco para o comércio dos EUA.
As recentes infecções de gripe em estados que vão do Arkansas ao Oregon levaram os compradores estrangeiros a limitar as importações de aves norte-americanas de empresas como a Tyson Foods Inc, a Pilgrim’s Pride Corp e a Sanderson Farms Inc.
Em Minnesota, a gripe H5N2 foi confirmada em um rebanho comercial de 21 mil perus no condado de Nobles, no sudoeste do estado, segundo o USDA. As aves serão abatidas e a granja colocada em quarentena para evitar a propagação do vírus.
A infecção representa uma nova introdução da gripe em Minnesota, disse Erica Gunderson, porta-voz do Conselho de Saúde Animal do estado. Os surtos de separação geográfica no estado e o escalonamento das infecções provam que o vírus não se espalhou de uma fazenda para outra, acrescentou ela.
As aves aquáticas selvagens parecem estar transmitindo a doença, disse Gunderson.
Testes moleculares mostraram que o vírus H5N2 encontrado é quase idêntico aos vírus isolados em patos migratórios, de acordo com o USDA. Mas os especialistas em vida selvagem têm sido céticos em relação às sugestões de que as aves selvagens sejam responsáveis pela propagação da gripe no Centro-Oeste.
Na sexta-feira, Minnesota está suspendendo uma zona de quarentena de 10 quilômetros que restringia o movimento de aves em torno do primeiro caso de gripe H5N2 do estado no Condado de Pope, que foi confirmado em 4 de março, disse Gunderson. Duas rodadas de testes em aves próximas mostraram que outras granjas não estavam infectadas, disse ela.
Na Dakota do Sul, a cepa H5N2 foi encontrada em um rebanho comercial de 53 mil perus no condado de Beadle, no terço leste do estado. Essas aves também serão abatidas e a fazenda colocada em quarentena.
Nenhuma infecção humana pelo vírus foi detectada ainda, de acordo com o USDA.
Reportagem de Tom Polansek; Edição de Bernard Orr
Fonte: noticiasagricolas