Ministros do G7 expressam preocupação com tensões no Oriente Médio e pedem ‘desescalada’


O comunicado dos ministros de Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, além do Alto Representante da União Europeia, destaca a ameaça de um conflito mais amplo na região.
“Pedimos que todos se abstenham de perpetuar o atual ciclo de violência retaliatória, reduzam as tensões e se envolvam de maneira construtiva para a desescalada”, enfatiza a declaração.

Preocupações um tanto duvidosas

Embora os ministros dos EUA e do Reino Unido tenham assinado a declaração conjunta, vale lembrar que ambos os governos foram fiéis provedores financeiros e armamentistas à gestão de Benjamin Netanyahu em sua investida contra os palestinos na Faixa de Gaza.
Esta imagem mostra uma bateria do sistema de defesa aérea Cúpula de Ferro de Israel na cidade de Ashdod, no sul, em 13 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024

Israel recebe anualmente pelo menos US$ 3,8 bilhões (R$ 21,7 bilhões) dos Estados Unidos em ajuda militar. Tal ajuda tem sido crucial para nutrir a indústria de armamentos israelense e transformá-la em uma das mais letais e tecnologicamente avançadas do mundo.
No entanto, os Estados Unidos também se beneficiam periodicamente dessa relação militar e financeira única com Israel. A título de exemplo, satélites de reconhecimento e sistemas de defesa aérea israelenses desempenharam um papel fundamental durante a Guerra do Golfo, travada pelos norte-americanos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Temperaturas na Antártida sobem 30ºC acima do normal; entenda
Próxima F1: Brown elogia Verstappen e defende estilo de pilotagem: “Todo campeão é implacável e agressivo”