Ministro turco: extração de gás do mar Negro vai sair mais barato do que importar para Turquia


Em 2020, a Turquia descobriu um grande campo de gás do mar Negro, Sakarya, com reservas estimadas em 652 bilhões de metros cúbicos.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou posteriormente a descoberta de outro campo de gás no mar Negro, com reservas de 58 bilhões de metros cúbicos. Assim, as reservas de gás da costa do país estão avaliadas em 710 bilhões de metros cúbicos, o equivalente a US$ 1 trilhão no mercado global.

“O gás do mar Negro custará à Turquia mais barato do que o gás importado. Tudo isso afetará os preços dentro do país”, disse Donmez à agência de notícias turca Anadolu.

O ministro estimou que o consumo anual de gás na Turquia variava de 55 bilhões a 60 bilhões de metros cúbicos.
“A exploração de novos campos promissores continua. Claro, queremos poder extrair todo o volume necessário de gás dentro do país em um cenário ideal. O tempo dirá. Atualmente, a produção permite cobrir apenas 1% das necessidades de gás da Turquia”, apontou Donmez.
A Rússia é uma das principais fornecedoras de gás para a Turquia e é responsável por cerca de 44% do total de suprimentos do país. Em novembro de 2022, Donmez disse que a Turquia estava pagando parcialmente pelo gás russo em rublos depois que Moscou anunciou uma mudança para pagamentos em moedas nacionais em resposta aos freios financeiros impostos ao país pelo Ocidente devido à operação militar na Ucrânia
Estação de transporte de gás exportado de Krasnodar, na Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Você sabe o que significa aquele cadeado na barra de endereço do seu navegador?
Próxima Diplomata: programa nuclear do Irã está em impasse, mas ainda há chances de restaurar o acordo