Ministro diz que retorno do horário de verão no Brasil é ‘possibilidade real’


O retorno do horário de verão no Brasil é uma possibilidade real, declarou nesta quinta-feira (12) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O objetivo é retomar a política para reduzir o consumo de energia elétrica no Brasil e dar melhor aproveitamento à luz natural.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações não só energéticas, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, declarou Silveira à Agência Brasil.

Diante das mudanças trazidas no cotidiano pelo horário de verão, o ministro lembrou que adiantar os relógios em uma hora é uma medida que precisa ser melhor estudada. “Não deve ser tomada de forma açodada. Se necessário, não tenham dúvida que nós voltaremos com o horário [de verão]”, disse.

Plano de contingência no verão

Em meio à pior seca da história do Brasil, o ministro lembrou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica (SNEE) vão se reunir com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para apresentar um plano de contingência para o próximo verão.
Na Amazônia, dados do Instituto Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) apontam que os incêndios em áreas de floresta nativa do bioma tiveram alta de 132% em agosto deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em todo o ano foram mais de 685 mil hectares queimados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Aliado histórico de Lula, Stedile critica governo por “se meter” na soberania da Venezuela
Próxima Levantamento junto ao TSE mostra Botelho na lista dos mais ricos entre os candidatos a prefeito das capitais