Ministro da Defesa do Japão: míssil balístico lançado pela Coreia do Norte poderia ter alcançado EUA


“Ainda estamos analisando os detalhes, mas achamos que o voo durou 69 minutos. Se calcularmos, com base na trajetória do míssil balístico intercontinental lançado hoje (18) pela Coreia do Norte, o alcance do voo poderia exceder os 15 mil quilômetros, neste caso [isso] inclui o território dos EUA”, disse o ministro em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (18).
A distância percorrida pelo míssil foi de 1.000 quilômetros, informou anteriormente o secretário-geral do governo do Japão, Hirokazu Matsuno.
Ele também afirmou que o míssil voou em uma trajetória mergulhante. Essa trajetória implica um lançamento mais vertical do míssil, o que reduz a distância de voo.
A Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental hoje (18) às 10h14 do horário local, (22h14 de quinta-feira, no horário de Brasília) na direção leste. Às 11h23 (23h23 no horário de Brasília) o míssil caiu a oeste da ilha de Hokkaido, na Zona Econômica Exclusiva do Japão.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, aparece em uma tela em Seul, na Coreia do Sul, falando sobre o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, em 25 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2022

Panorama internacional

Míssil da Coreia do Norte cai dentro da zona exclusiva do Japão, diz premiê japonês

Desde o início do ano, Pyongyang já realizou 34 lançamentos de mísseis, 15 dos quais foram feitos no período a partir de 25 de setembro.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Base dos EUA na Síria sofre novo ataque com foguetes, diz órgão do Pentágono
Próxima A estratégia russa com Lavrov e a ‘linha vermelha’ entre EUA e China: como foi a Cúpula do G20?