Ministério Público do Rio investiga mortes de pelo menos 15 pacientes em hospital psiquiátrico


Pelo menos 15 pacientes do hospital psiquiátrico morreram em seis meses, e, conforme as investigações do MP, faltam dados nas comunicações dos óbitos. Além disso, pacientes foram transferidos para a unidade e morreram na sequência.
O órgão também vai apurar óbitos registrados imediatamente após transferências do hospital Santa Mônica para unidades de saúde da região.

“Essa é uma investigação do Gaeco, que se iniciou a partir do trabalho desenvolvido pela força-tarefa de desinstitucionalização de pacientes adultos psiquiátricos. Foi apurada a ocorrência de mais de 15 óbitos sem a devida responsabilização, sem a devida apuração de responsabilidade. E o que o Gaeco precisa saber nesse caso é se esses óbitos aconteceram por conta de um quadro de desassistência no hospital”, informou o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público, à Agência Brasil.

Ainda foi oficiada a coordenação de Saúde Mental de Petrópolis. A prefeitura alegou, em nota, que está em andamento o fechamento gradual da unidade psiquiátrica, assumida pela gestão municipal em 2022. A expectativa é que todos os pacientes sejam transferidos até o próximo mês.
Com relação à investigação do MP do Rio de Janeiro, informou que são 14 casos de mortes, já que 1 estava em duplicidade no relatório, e ainda foi montado um “grupo multidisciplinar para avaliar cada óbito, e os relatórios serão encaminhados em breve aos Ministérios Públicos federal e estadual”.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Gol: tribunal dos EUA aceita pedido de recuperação da empresa aérea brasileira
Próxima Em novo aceno aos militares, Lula poupa Forças Armadas e deixa recursos fora de veto do Orçamento