Em comunicado, a chancelaria russa enfatizou que o Brasil é um “membro destaque da comunidade internacional, reconhecida como um dos principais atores políticos e econômicos no cenário global, participando ativamente da resolução de importantes questões regionais e internacionais”.
A pasta pontuou ainda que as relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas oficialmente em 3 de outubro de 1828 e que a aproximação bilateral foi iniciada muito antes, em 1811, quando “o imperador Alexandre I nomeou o primeiro cônsul-geral russo na cidade do Rio de Janeiro“.
“Atualmente, as relações russo-brasileiras são marcadas por uma dinâmica positiva e estável, desenvolvem-se em um clima de confiança, amizade e compreensão mútua, e se baseiam na convergência de posições sobre muitos temas da agenda internacional. Mantêm-se contatos regulares em níveis alto e de cúpula, além de uma cooperação produtiva no âmbito da ONU, do BRICS e do G20“, acrescentou.
No texto, o Ministério das Relações Exteriores russo lembrou ainda que a defesa do desenvolvimento autônomo do Brasil em relação a Coroa Portuguesa foi iniciado ainda no século XVIII, quando “o revolucionário e herói nacional Tiradentes liderou em Minas Gerais um grupo de apoiadores cujo objetivo principal era a criação de uma república independente”, figura que se tornou símbolo da resistência pela liberdade no país.
Por fim, a Rússia lembrou ainda o discurso do chanceler Sergei Lavrov em 2023, quando as relações entre as duas nações completaram 195 anos. Na ocasião, Lavrov afirmou que o “fortalecimento contínuo da amizade e da cooperação abrangente entre Rússia e Brasil corresponde aos interesses de nossos povos, contribui para a manutenção da segurança internacional e dá uma contribuição significativa à solução dos problemas do desenvolvimento global”.
Fonte: sputniknewsbrasil