O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enviou ofícios à ANATEL, ao Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal e para o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – um dos órgãos responsáveis por resguardar a infraestrutura de Internet no Brasil – alertando-os para que redobrem a atenção e se previnam contra eventuais ataques cibernéticos após as invasões em Brasília do dia 8.
“Além do vandalismo físico de infraestruturas, é necessário prevenir e mitigar riscos à segurança cibernética, à defesa cibernética, à segurança da informação sigilosa e à proteção contra vazamento de dados, para que o setor público, o setor produtivo e a sociedade possam usufruir de um espaço cibernético resiliente, confiável, inclusivo e seguro”, afirmou o ministro, citado pelo jornal O Globo.
No ofício, Juscelino Filho mencionou algumas estruturas que devem merecer especial atenção, como os cabos ópticos submarinos em Fortaleza, Santos e no Rio de Janeiro, assim como outros canais de tráfego de dados e data centers, segundo a mídia.
Após os atentados, outro episódio acendeu os alertas das autoridades brasileiras: possíveis atos de vandalismo contra torres de transmissão de energia. Conforme relatou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foram quatro estruturas derrubadas e outras 12 danificadas. Embora a investigação ainda não esteja concluída, os órgãos do setor suspeitam de vandalismo.
Três dias depois das invasões, o Senado também havia recebido um alerta sobre um risco potencial de ataque cibernético a sistemas do governo, conforme noticiado.
Fonte: sputniknewsbrasil