Ministério da Economia: Tempo médio de abertura de empresas cai para menos de um dia


economia_ilustracao-2

O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil caiu para 23 horas ao final do 2º quadrimestre deste ano. Já em agosto de 2021, o tempo para abrir uma empresa era de 46 horas, o dobro do atual.

Essa tempo médio de abertura de empresa é o menor já registrado no Mapa de Empresas, ferramenta do governo federal de acompanhamento da quantidade de empresas registradas no Brasil.

O Mapa é mantido pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), órgão do Ministério da Economia.

Em abril, no final do 1º quadrimestre, o tempo médio para a abertura de uma empresa era de 40 horas, ou seja, 17 horas a mais que agora.

Isso significa que nos 4 últimos meses desenrolou-se uma queda de 42,5% no tempo médio despendido para abrir uma empresa.

De acordo com o Mapa, a queda no tempo é ainda mais acentuada quando observada a evolução da série histórica.

Em relação ao início de 2019, quando o tempo despendido era de 5 dias e 8 horas, a queda foi de quatro dias e dez horas (82%).

Atualmente é preciso menos de um quinto do tempo em relação ao início dos registros sobre esse indicador.

Além disso, o atual tempo médio para abertura de empresa alcança a meta prevista para ser atingida somente em dezembro deste ano.

Os dados sobre o prazo médio incluem o tempo de consulta prévia de viabilidade e o tempo de registro da empresa.

Segundo o Ministério da Economia, a redução do tempo se deve a medidas de simplificação, à integração digital entre as 27 juntas comerciais e à plataforma gov.br.

O país registrou 1,4 milhão empresas abertas no segundo quadrimestre de 2022 — aumento de 2% em relação ao primeiro quadrimestre do ano, de acordo com o portal do governo.

O Brasil encerrou o mês de agosto com 20,1 milhões de empresas ativas.

O tempo de abertura de empresas é menor nos Estados de: Sergipe (10 horas), Espírito Santo (13 horas), Goiás (13 horas), Alagoas e  Pernambuco (14 horas em ambos).

Já a demora maior é verificada no: Amapá (37 horas), Santa Catarina e Piauí (ambos com 36 horas), Pará (35 horas) e Rio Grande do Sul (33 horas).

Em São Paulo, o tempo médio de abertura de uma empresa é de 22 horas.

Anteriores F1: CEO da Alpine fala sobre as questões envolvendo Piastri: “Tínhamos uma vaga para ele na Williams”
Próxima Bayern de Munique x Barcelona: onde assistir, horário e escalações