Ministério da Defesa do Brasil envia 20 blindados para fronteira com Venezuela


Os blindados, que são do modelo Guaicuru, sairão do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. A estimativa é que o transporte dure cerca de um mês. Além dos veículos, o ministro da Defesa, José Mucio, confirmou que 130 homens também serão enviados para reforçar o contingente.
De acordo com Mucio a operação já estava em preparo para o combate ao garimpo na região, mas agora poderão também, segundo ele, ajudar na segurança brasileira.
Os reforços estão sendo enviados ao norte do país após as tensões entre Venezuela e Guiana aumentarem pelo território de Essequibo. No domingo, dia 3 de dezembro, os venezuelanos votaram “sim” em relação ao referendo consultivo em defesa do território de Essequibo, apoiando a criação de uma nova província, a “Guayana Esequiba”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, deu declarações pedindo o bom senso tanto para Guiana quanto para a Venezuela e afirmou que nem a América do Sul, nem o mundo precisam de mais confusão.
O Brasil dá demonstrações de ser contra quaisquer tipos de ações ofensivas. Como não há estradas ou rodovias que conectam Guiana e Venezuela, a forma mais fácil de acesso seria passando por Roraima, estado para o qual os reforços bélicos estão sendo enviados.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Ação de agro para “ficar de olho”
Próxima SLC Agrícola reduz em 3,3% projeção de área total plantada na safra 2023/24