Os óbitos, cujas causas ainda não foram confirmadas, envolvem caprinos, ovinos e bovinos. As notificações estão ocorrendo, principalmente, via sistema e-Sisbravet, ferramenta eletrônica específica para o registro e acompanhamento de notificações de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).
As notificações já encaminhadas pelo canal do governo FalaBr também serão atendidas pelo ministério e transferidas para o sistema e-sisbravet.
A pasta foi notificada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) sobre a ocorrência de reações adversas em animais com possível relação ao uso da vacina no dia 12 de agosto. O Mapa então iniciou a fiscalização, após solicitar à empresa relatórios sobre a vacina.
O ministério determinou, cautelarmente, a apreensão de todos os lotes da EXCELL 10, além da interdição da fabricação do produto, da realização de auditoria na empresa fabricante e da coleta de amostras para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.
A empresa então iniciou o recolhimento dos lotes verificados após determinação do Mapa. Também há relatos em outros estados, que ainda estão em investigação para verificar possível correlação com o uso da vacina.
A vacinação contra a clostridiose continua sendo considerada uma estratégia eficaz no combate à doença, altamente letal, causada por diversas bactérias do gênero Clostridium, que são encontradas naturalmente no ambiente.
Entre os sintomas associados a ela estão inchaço muscular, manqueira, incoordenação motora e, em casos graves, rigidez muscular, tremores e convulsões.
Fonte: sputniknewsbrasil