Este é até agora o menor objeto já observado pelo James Webb, além de ser um dos objetos no cinturão que possuem menos de um quilômetro de comprimento.
De acordo com a NASA, as imagens foram feitas enquanto os astrônomos calibravam o James Webb observando o asteroide (10920) 1998 BC1, descoberto em 1998.
© Foto / N. Bartmann (ESA/Webb), ESO/M. Kornmesser and S. Brunier, N. Risinger (skysurvey.org)O Telescópio Espacial James Webb detectou um asteroide de 100 a 200 metros de comprimento no Cinturão Principal, entre Marte e Júpiter
O Telescópio Espacial James Webb detectou um asteroide de 100 a 200 metros de comprimento no Cinturão Principal, entre Marte e Júpiter
© Foto / N. Bartmann (ESA/Webb), ESO/M. Kornmesser and S. Brunier, N. Risinger (skysurvey.org)
Durante a observação, um asteroide intruso, na região interna do cinturão e com uma órbita de inclinação baixa, foi notado pelo Webb.
“Nossa detecção está no Cinturão Principal de asteroides, porém a incrível sensibilidade do Webb possibilitou a visualização deste objeto de aproximadamente 100 metros a uma distância de mais de 100 milhões de quilômetros”, informou a agência espacial norte-americana.
Para confirmar que o objeto detectado é um asteroide recém-descoberto, são necessários mais dados de posição relativas às estrelas de fundo, procedentes de estudos de seguimento para restringir a órbita do objeto.
Fonte: sputniknewsbrasil