Mini Cooper e Countryman chegam em julho para nova fase da marca no Brasil


As novas gerações de Mini Cooper e Countryman vão iniciar a repaginação da tradicional marca britânica no Brasil. O famoso hatch e o SUV compacto estreiam no país em julho e, como Autoesporte antecipou, o primeiro virá, inicialmente, na versão a combustão, e o segundo, na inédita opção elétrica.

O terceiro carro confirmado por aqui é inédito Mini Aceman, um crossover elétrico que será lançado entre o final deste ano e início de 2025, para ocupar o espaço entre Cooper e Countryman.

Voltando ao Mini Cooper, a subsidiária brasileira da marca (comandada pela BMW) confirma a chegada da versão mais potente, a Cooper S, equipada com o motor 2.0 turbo de 204 cv e 30,6 kgfm de torque. Em termos de desempenho, o 0 a 100 km/h é feito em 6,6 segundos. O preço deve ficar na casa dos R$ 250 mil. Lá fora ainda existe a opção Cooper C, que tem o 1.5 turbo de três cilindros de 153 cv e 23,5 kgfm (esta pode vir em um segundo momento).

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Já o SUV tem, pela primeira vez em três gerações, uma opção totalmente elétrica e será feito em Leipzig (Alemanha). E caberá ao Countryman SE ALL4 ser o debutante no Brasil. São dois motores que geram pouco mais de 310 cv e quase 50 kgfm de torque. A bateria de 64,7 kWh fornece, segundo a Mini, uma autonomia de 433 km (WLTP) para esta versão. Além de poder rodar bastante, o modelo entrega esportividade com 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.

Compartilhando plataforma com o BMW X1, a UKL2, o novo Countryman cresceu em dimensões em relação ao seu antecessor. Agora mede 4,43 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,66 m de altura e 2,69 m de distância entre os eixos.

O Mini SUV comporta cinco passageiros e tem banco traseiro instalado sobre trilho que se move longitudinalmente em até 13 cm, o que favorece o espaço para os ocupantes ou o bagageiro. Com isso, o volume do porta-malas vai de 460 litros a 1.450 l. Nesta capacidade maior, os assentos de trás precisam estar rebatidos.

Já a configuração elétrica do hatch chega ao Brasil ainda em 2024. Importado da China, onde é feito na recém-inaugurada fábrica construída em conjunto com a GWM, o Cooper SE agora tem 218 cv de potência, bateria maior, de 54,2 kWh, e pode rodar mais de 400 km, segundo o WLTP. O modelo deve desembarcar por aqui o último trimestre em duas versões e com preços na faixa de R$ 250 mil.

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Fonte: direitonews

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