O novo Mini Cooper foi apresentado com uma opção totalmente elétrica que chegará ao mercado antes de sua variante a combustão. A quinta geração do carrinho preserva, claro, sua identidade característica, mantendo a sensação de kart mesmo na versão eletrificada, e incorpora mudanças notáveis que o aproximam ainda mais da “família BMW”.
Uma das transformações mais evidentes é a ausência de elementos cromados e molduras plásticas nas caixas de roda, bem como a remoção de uma moldura preta na grade do radiador.
As maçanetas agora são discretas fendas nas portas, com acionamento elétrico – sem o tradicional puxador mecânico. Os faróis redondos e o anel luminoso de LED que os circunda permanecem, como já ocorria na geração anterior.
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As lanternas traseiras, em forma da bandeira do Reino Unido, foram parcialmente preservadas. Agora é possível eliminar totalmente essa menção luminosa às raízes britânicas do Mini, pois o dono pode selecionar pela central multimídia um padrão de luz distinto.
São várias opções de padrão de luz, já que os pontos de led permitem a customização de um padrão diferente.
Outra mudança na traseira, obviamente, é a ausência do icônico escape central. Já o porta-malas é minúsculo, com apenas 200 litros.
No interior, a digitalização é destacada com a estreia de uma tela sensível ao toque em um inédito formato circular circular de 9,44 polegadas, com tecnologia OLED e um cachorro virtual como assistente. Esta tela é altamente configurável, oferecendo diversos temas de layout pré-programados e cores que se harmonizam com o ambiente interno.
Ainda na parte interna, também se destaca o tecido utilizado nas portas e painel, que lembra o material de tricô utilizado em tênis de corrida.
De série, o Cooper Electric 2025 vem de série com várias tecnologias de auxílio à condução, com alerta de colisão, detecção de pedestres, auxiliar de faixa de rodagem, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo.
Em relação à motorização, duas opções estão disponíveis: o Mini E, com uma bateria de 40,7 kWh e autonomia de 305 km, e o Mini SE, com uma bateria de 54,2 kWh e autonomia de 400 km. Ambos os modelos contam com uma potência considerável, 184 cavalos para o Mini E e 218 cavalos para o Mini SE.
O Mini Cooper elétrico também incorpora uma variedade de tecnologias de auxílio à condução, incluindo alerta de colisão, detecção de pedestres, auxiliar de faixa de rodagem, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
A nova geração do Mini representa um enorme passo em direção à eletrificação – que é uma meta do Grupo BMW. As demais marcas da empresa, como Rolls-Royce, também estão aderindo aos modelos elétricos ou híbridos. O Cooper eletrificado será oficialmente apresentado no Salão de Munique, onde mais detalhes serão revelados.
Fonte: direitonews