Milei rebate declaração de Lula e não vai pedir desculpas ao presidente: ‘Ego inflado’


Já nesta sexta-feira (28), Milei questionou a demanda do presidente brasileiro — durante a campanha presidencial argentina, Milei chamou Lula de “corrupto” e “comunista”.

“Qual é o problema que o chamei de corrupto? Por acaso ele não foi preso por isso? E o que eu disse… Comunista? Por acaso [Lula] não é comunista? Desde quando tenho que pedir perdão por dizer a verdade? Ou estamos tão doentes de correção política que não se pode dizer nada para a esquerda ainda quando for verdade?”, indagou Milei em entrevista ao canal La Nación +.

O líder argentino acrescentou que “é preciso se colocar acima dessas insignificâncias, porque são mais importantes os interesses dos argentinos e dos brasileiros do que o ego inflado de algum esquerdinha [‘zurdito’, em espanhol]”, disse, provocando Lula.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva participa de sessão de trabalho sobre inteligência artificial (IA), energia e África-Mediterrâneo no resort Borgo Egnazia, durante a cúpula do G7 na Itália, em Savelletri, em 14 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2024

Na quarta-feira, Lula disse que só conversaria com Milei quando o argentino pedisse “desculpas” ao Brasil e a ele por ter dito “muita bobagem”, conforme noticiado.

“Não falei com o presidente da Argentina porque acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim. Ele disse muita bobagem, eu só quero que ele peça desculpas”, afirmou.

Milei e Lula nunca tiveram uma reunião bilateral desde a posse do argentino, em dezembro. Na ocasião, Lula mandou seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representá-lo. Na cerimônia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), convidado de Milei, sentou-se em um lugar de destaque, ao lado de outros presidentes presentes.
Em abril, Milei enviou uma carta informal por meio de sua chanceler, Diana Mondino, que se encontrou com Vieira em Brasília e propôs um encontro bilateral.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de posse do novo procurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco em Brasília, Brasil, 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2024

Lula nunca respondeu à carta, e, sendo assim, a Argentina não solicitou uma reunião bilateral com o brasileiro na cúpula do Mercosul, que acontecerá no dia 8 de julho, em Assunção, no Paraguai. Esta será a primeira vez que se encontrarão para discutir questões do bloco comercial.
Os dois chegaram a se cruzar na cúpula do G7, na Itália, mas somente se cumprimentaram e não houve nenhuma conversa bilateral.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Sindicato de Motoristas de Ônibus de SP Suspende Greve Após Acordo com Empresas
Próxima Pacheco diz discordar da decisão do STF de descriminalizar porte de maconha para uso pessoal: ‘Invadindo competência’; assista