Mídia: UE quer instalar cabo de Internet no mar Negro para reduzir dependência da Rússia


Segundo consta, o cabo de € 45 milhões (R$ 242 milhões) e 1.100 quilômetros “conectará os Estados-membros da UE ao Cáucaso através das águas internacionais do mar Negro”.
De acordo com o documento, o projeto visa reduzir a “dependência da região em relação às comunicações terrestres de fibra óptica transitando pela Rússia“.
Etapas da construção e instalação das turbinas do parque eólico flutuante português Windfloat Atlantic - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023

O jornal disse, citando uma fonte familiarizada com a proposta, que a UE e a Geórgia identificaram a necessidade de instalar esse cabo em 2021, mas o conflito na Ucrânia deu um impulso adicional ao projeto. Ao mesmo tempo, ainda há dúvidas sobre a exequibilidade e o prazo de realização do projeto.
A empresa Vodafone, segundo o artigo, também estuda a possibilidade de instalar uma linha de cabos através do mar Negro.
Um caminhão transporta contêineres com urânio de baixo enriquecimento para ser usado como combustível para reatores nucleares, em um porto de São Petersburgo, Rússia, 14 de novembro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023

O projeto, chamado Kardessa, conectará a Ucrânia com a Bulgária, a Turquia e a Geórgia e, em seguida, continuará no subsolo, conectando com a Armênia e o Cazaquistão e depois com a Ásia.
A UE também planeja instalar um cabo elétrico adicional sob o mar Negro como parte do programa Global Gateway, que conectará a Hungria e a Romênia com a Geórgia e o Azerbaijão para aumentar a “segurança dos fornecimentos” do bloco europeu.
Logotipo da corporação estatal russa Rosatom - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Prefeito inaugura Centro Comunitário no Figueirinha e reforça compromisso com serviços essenciais da cidade
Próxima F1: Antiga entrevista de De Vries gera mais críticas ao holandês