“[Um possível encontro entre os líderes russo e americano] também é o resultado que mais preocupa as autoridades ucranianas. Em tal encontro, Putin teria toda a atenção de Trump, sem intermediários para promover seus interesses”, escreve o The Telegraph.
A publicação enfatiza que falar sobre a reunião é uma “humilhação” para os líderes da União Europeia, que esperavam que os Estados Unidos impusessem novas sanções contra a Rússia, em vez de continuar o diálogo.
Neste sábado (17), o presidente dos EUA confirmou que conversará por telefone com Vladimir Putin no dia 19 de maio. Segundo Trump, após conversar com Putin, a tendência é que ele ligue para Vladimir Zelensky e para representantes de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Além disso, na sexta-feira (16), Trump anunciou que seu encontro com Putin aconteceria “assim que pudéssemos organizá-lo”. Ao mesmo tempo, o secretário de Estado Marco Rubio expressou a opinião de que o encontro entre os presidentes russo e americano é a única chance de chegar a um acordo sobre a Ucrânia. No entanto, ele especificou que ainda não foi definida uma data para uma possível reunião dos líderes.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também considerou a reunião necessária e acrescentou que é necessária uma discussão séria sobre questões internacionais, incluindo a crise ucraniana.
Fonte: sputniknewsbrasil