Mídia: plano chinês para a Ucrânia inclui pedido de cessar-fogo e transferência de armas


O plano da China para um acordo de paz na Ucrânia incluirá um pedido de cessar-fogo e fornecimento de armas a Kiev, informou a Bloomberg, citando um rascunho do documento visto por fontes europeias da agência.
Os EUA e seus aliados estão preocupados que a iniciativa de Pequim possa ressoar com os países do sul global e potencialmente atrair votos na ONU, diz a publicação. No geral, o plano da China tem poucas chances de sucesso, disse a agência.
Falando na Conferência de Segurança de Munique, Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, anunciou um documento descrevendo a posição de Pequim sobre uma solução política para o conflito na Ucrânia até o final de fevereiro.
O ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2023

No ano passado, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, assinou um decreto sobre a impossibilidade de negociar com a atual liderança russa.
Por sua vez, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou repetidamente que Moscou está pronta para o diálogo, pois busca não girar o volante do conflito ucraniano, mas acabar com ele. Ao mesmo tempo, os países ocidentais falam constantemente sobre a necessidade de continuar as hostilidades, abastecendo a Ucrânia com armas e treinando combatentes ucranianos em seu território.
Conforme observado pelo Kremlin, a liderança ucraniana sabe que, se desejar, as hostilidades podem terminar no dia seguinte.
O representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, disse que Moscou está pronta para considerar as propostas de Kiev para um acordo, levando em consideração as propostas do lado russo e a situação “no terreno”, mas as autoridades do país vizinho não estão interessadas.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Denis Pushilin: EUA tentam 'saciar a fome de armas' da Ucrânia com novo pacote de ajuda militar
Próxima Identificada nova classe de asteroides ricos em água entre Marte e Júpiter