Mídia: Japão e França querem desenvolver reatores nucleares de nêutrons rápidos juntos


O documento deve ser assinado em Paris nesta quarta-feira (3) durante a reunião do ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yasutoshi Nishimura, com a ministra da Transformação Energética da França, Agnes Pannier-Runacher.
O jornal observa que o acordo de cooperação pode conter um chamado plano de ação para a cooperação entre os dois países no campo da pesquisa e desenvolvimento de novos reatores de nêutrons rápidos, operação de longo prazo de reatores nucleares, bem como a criação de uma cadeia de fornecimento de energia nuclear, incluindo combustível nuclear e peças.
Além disso, existe a possibilidade de no documento incluir disposições para reforçar os recursos humanos e tecnológicos e o apoio técnico.
De acordo com o jornal Sankei, Nishimura pretende anunciar que o Japão alocará cerca de US$ 337 milhões (R$ 1,69 bilhão) nos próximos três anos, começando com o ano fiscal atual (1º de abril de 2023 a 31 de março de 2024), para desenvolver reatores nucleares de nêutrons rápidos, onde menos resíduos nucleares são gerados.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, centro-esquerda, encontra-se com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, centro-direita, Tóquio, 31 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Polícia Militar prende homem por tráfico e falsidade ideológica em Cuiabá
Próxima Seplag realiza live sobre inovação em práticas públicas na educação