Mídia: Itamaraty vê ‘bullying midiático’ de Zelensky contra Lula em entrevista a jornal brasileiro


Na entrevista, Zelensky voltou a provocar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizendo que teve um bom diálogo com Lula, mas o presidente “vive as narrativas da União Soviética”.
O líder ucraniano também fez questão de relacionar o Brasil à China, Irã e Coreia do Norte, criticando esses países e questionando se “o Brasil vai engolir esses quatro aliados ou se esses quatro aliados vão engolir o Brasil”.
As novas declarações de Zelensky foram recebidas com irritação pelo Itamaraty e devem esfriar ainda mais as relações entre o Brasil e a Ucrânia, afirmou a coluna de Bernardo Mello Franco no O Globo.
Na visão de um embaixador próximo ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Zelensky distorce a posição brasileira sobre o conflito e tenta promover um “bullying midiático” contra o presidente Lula, relata o colunista.

“O Itamaraty não deve reagir oficialmente, mas afirma que a comparação é descabida. Entre outras razões, porque a Coreia do Norte apoiou a invasão e forneceu armas à Rússia. Os diplomatas também argumentam que o Brasil foi o único membro original do BRICS a condenar publicamente a invasão do território ucraniano […]”, escreve Mello Franco.

Tanto a Rússia quanto a Coreia do Norte já negaram o envio de armas de Pyongyang para Moscou durante o conflito ucraniano.
O país norte-coreano relembrou que Washington está constantemente abastecendo a Ucrânia com armas, bem como frequentemente transferindo meios de ataque nuclear para a península coreana sob o pretexto de “dissuasão estendida”, em resposta às supostas “provocações de alguém”.
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante sessão de perguntas e respostas com representantes da mídia internacional no Museu de História Nacional da Letônia. Riga, 11 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 18.04.2024

As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, na qual os principais objetivos estão concentrados na “desmilitarização e desnazificação” do país vizinho.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores MP investiga se advogado e estagiária pressionaram testemunha a mentir contra promotor de Justiça
Próxima UE se recusa a reconhecer vitória de Maduro enquanto atas eleitorais não forem verificadas