Mídia: Fed deve manter corte de juros em 0,25 apesar da incerteza no resultado da eleição dos EUA


De acordo com o Financial Times (FT), o Comitê Federal de Mercado Aberto vai anunciar sua próxima decisão sobre as taxas de juros dois dias após o fechamento das urnas — com resultado potencial ainda desconhecido — mantendo a retomada de ritmo mais tradicional de flexibilização das taxas, com um corte de 0.25 %.
Apoiando a decisão está a evidência de que a economia dos EUA está crescendo solidamente, com a queda da inflação. O Produto Interno Bruto (PIB) subiu 2,8 % em uma base anualizada no terceiro trimestre, um pouco menos do que no período anterior.
Segundo economistas ouvidos pela apuração do FT, é esperado que a taxa de emprego se recupere, com poucos sinais de que os frágeis ganhos de outubro sejam um precursor de eventuais problemas, afastando temores iniciais de uma grave recessão.
Enquanto isso, o Fed continua tentando chegar a um nível neutro nas taxas de juros que não mais suprima o crescimento, mas também não o estimule. O objetivo é fazer a inflação voltar à meta de longo prazo de 2%, uma tarefa que parece cada vez mais plausível sem grandes perdas de empregos.
O ex-presidente dos EUA Donald Trump durante evento de campanha em Concord, New Hampshire, em janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2024

Em paralelo, na agenda da reunião do Fed na próxima semana e de suas futuras reuniões está a eleição presidencial dos EUA. Ambos os candidatos esboçaram plataformas econômicas muito diferentes, que se implementadas podem alterar a perspectiva de crescimento e inflação de forma significativa.
O ex-presidente Donald Trump quer o retorno de uma política comercial mais protecionista — com desejo de interferência na política do Fed — com a imposição de um conjunto abrangente de tarifas, além de impostos empresariais mais baixos e uma repressão da imigração, ao passo que a vice-presidente Kamala Harris quer se concentrar em expandir a rede de segurança social do país, aplicando impostos mais altos sobre os ricos, ao mesmo tempo em que mantém a independência do Fed.
A análise inicial da maioria dos economistas sugere que o plano de Trump seria mais inflacionário do que o de Harris e também poderia prejudicar o crescimento, apurou a mídia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Chicago abre a 6ªfeira com milho volta a subir sustentado pela demanda
Próxima F1: Confira resultado completo da classificação do GP de São Paulo