Mídia: explosões são registradas em base militar dos EUA, localizada em campo petrolífero na Síria


25529283

Uma base dos EUA na província oriental de Deir ez-Zor, Síria, considerada ilegal por Damasco, foi alvo de várias explosões na noite de sábado (22), comunicou no domingo (23) a agência síria SANA.
Ela citou fontes locais dizendo que soaram explosões na base, localizada no campo petrolífero de Al-Omar, Síria, que foram seguidas por um incêndio.
Em seguida, drones americanos sobrevoaram a área, diz a agência.
Militares dos EUA patrulham perto de prisão supostamente atacada por militantes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) em Al-Hasakah, Síria, 8 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2022

Os EUA intervieram em 2014 na guerra na Síria com o objetivo declarado de derrotar o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), contra os desejos do governo eleito do país, que entre as forças estrangeiras apenas reconhece as russas como tendo presença legítima. Em 2017 a Força-Tarefa Conjunta Combinada — Operação Resolução Inerente (CJTF-OIR, na sigla em inglês), a coalização militar liderada pelos EUA, declarou o Daesh derrotado, mas manteve sua presença na Síria.
Damasco nega que Washington queira proteger de terroristas os campos petrolíferos no nordeste do país árabe, e afirma que o objetivo é a pilhagem de seu petróleo. Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), declarou diretamente que as forças americanas estavam na Síria com esse objetivo, enquanto seu sucessor Joe Biden tem sido mais discreto sobre as ações de Washington.
Anteriores PF e PM realizam apreensão de cigarros contrabandeados em Guaíra/PR
Próxima Sesi-Bauru vence o Minas e garante taça inédita da Supercopa de vôlei