Mídia: China aumenta importações de petróleo do Irã devido à demanda por petróleo russo


Estima-se que os refinadores privados da China, os chamados bules, tenham importado 800.000 barris por dia (bpd) de petróleo bruto e condensado iraniano em março, um aumento de 20% em relação a fevereiro, disse Emma Li, analista da Vortexa, à Bloomberg.
As importações do Irã para a província de Shandong – lar da maioria das refinarias privadas na China – podem continuar robustas nos próximos meses, de acordo com o analista.
As refinarias privadas do maior importador de petróleo do mundo agora estão apostando mais no petróleo iraniano barato, já que a oferta russa está indo para as principais estatais chinesas e para as refinarias da Índia.
O petróleo bruto da Rússia também é mais barato quando comparado às referências internacionais, mas o aumento da concorrência elevou os preços nas últimas semanas, segundo o portal Oil Price.
A Rússia foi o maior fornecedor individual de petróleo bruto para a China em janeiro e fevereiro, ultrapassando a Arábia Saudita, que foi o fornecedor número um de petróleo para Pequim no ano passado, de acordo com dados alfandegários chineses do mês passado.
A Índia, por sua vez, também está aumentando as importações de petróleo russo para níveis recordes. Em fevereiro, a Rússia permaneceu como o principal fornecedor de petróleo da Índia pelo quinto mês consecutivo.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Sema alerta municípios para envio de informações sobre saneamento até 30 de maio
Próxima Por ligação, Erdogan diz a Raisi do Irã que 'mundo islâmico deve se unir contra ataques israelenses'