Mídia: após morte de presidente em acidente aéreo, Irã marca eleições para o dia 28 de junho


O pleito acontecerá após pouco mais de um mês da morte de Raisi. De acordo com a IRNA, mídia estatal iraniana, o registro dos candidatos será feito entre 30 de maio e 3 de junho. Já o período de campanha eleitoral será de 12 a 27 de junho.
Quem assume como presidente de forma interina até as eleições é o então primeiro-vice-presidente, Mohammad Mokhber, nomeado pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.
Segundo a IRNA, O artigo 131 da Constituição da República Islâmica do Irã estabelece a formação de um conselho para gerir os assuntos executivos do país por um período de 50 dias e preparar as eleições presidenciais.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, transmite mensagem de vídeo aos participantes da 12ª reunião internacional de altos responsáveis de segurança de vários países, em 24 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024

Raisi estava com mais oito pessoas no helicóptero que caiu no domingo (19), no noroeste do Irã. Entre os presentes na aeronave, estavam: o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian e o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malik Rahmat.
Eleito em 2021, o mandato de Raisi terminaria em 2025. O então presidente era, inclusive, considerado para substituir Khamenei na hierarquia iraniana.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Preço da batata cai pelo segundo mês consecutivo
Próxima O que realmente motivou protesto com incêndio de dois ônibus em Porto Alegre