MG U9: versão chinesa da nova Amarok também deve ser lançada no Brasil


Autoesporte já antecipou que o grupo Saic atuará diretamente no Brasil por meio da marca MG Motor — uma das principais sob seu controle — e terá portfólio inaugural composto pelo hatch MG4, o SUV S5 e o charmoso esportivo Cyberster. Agora, adiantamos que, em um segundo momento, a marca também terá à venda por aqui a picape U9. A caminhonete chegará para disputar espaço no concorrido segmento de médias e apostará forte em aspectos como design e tecnologia.

Lançada no mercado internacional em 2024, a U9 irá desembarcar no Brasil com base na mesma estratégia já implementada na Austrália. Ou seja, será vendida sob a bandeira da própria MG e com visual exclusivo na dianteira. Lá fora, a picape também é comercializada como Maxus Terron 9, Maxus Interstellar X e LDV Terron 9 — todas marcas controladas pela Saic. O modelo é o mesmo em todos os casos, variando apenas detalhes estéticos da grade.

Autoesporte, vale ressaltar, antecipou o lançamento da picape no Brasil desde abril. A chegada ao mercado deve acontecer por volta de 2027, com chances de estrear antes da nova geração da Amarok, que será baseada na mesma plataforma a partir de acordo firmado entre Volkswagen e Saic. O parentesco entre os dois modelos também foi revelado por nós em primeira mão.

Outra novidade apurada por nossa reportagem diz respeito aos planos da MG de ter uma fábrica em nosso país em meados de 2027. A ideia vem sendo debatida internamente, porém detalhes como localização e capacidade produtiva ainda são desconhecidos.

A picape da MG usa uma plataforma do tipo carroceria sobre chassi que dispensa a tradicional separação entre cabine e caçamba. A Saic chama a estrutura de semi-monobloco e diz que proporciona perfeita combinação entre conforto e robustez. Dependendo da versão, há opção de suspensão traseira por feixe de molas (mais parruda e resistente) ou independente multilink (mais estável e macia).

Ao todo, a U9 mede 5,50 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,86 m de altura e 3,30 metros de entre-eixos. Com isso, chama a atenção por seu porte acima de uma picape média convencional, como Ford Ranger e Toyota Hilux. A ficha técnica indica ainda uma distância em relação ao solo de 22 centímetros — ou 18 cm com a picape totalmente carregada — e capacidade de imersão de 55 cm. A caçamba leva até 1.200 litros.

Em termos de carga, a MG divulga que a picape suporta até 870 kg nas versões com suspensão independente e até 1.100 kg nas variantes com feixe de molas. É esta segunda que deve vir ao Brasil, para cumprir a legislação que determina uma capacidade mínima de 1 tonelada para usar motorização a diesel. A capacidade de reboque com freio é de 3500 kg. Já os ângulos de entrada, saída e de transposição de rampa são de 29, 25 e 20 graus, respectivamente.

No visual, chamam a atenção — além do próprio porte — elementos como linhas quadradas, colunas retas, teto plano e coluna C ligeiramente inclinada. A caçamba, como dito, é integrada à cabine, sem a tradicional divisão que caracteriza os modelos do segmento. A traseira tem lanternas posicionadas na vertical e tampa da caçamba com diferentes aberturas (incluindo degrau), a exemplo das picapes grandes norte-americanas.

Outro diferencial da construção semi-monobloco é a possibilidade de interligação direta entre a cabine e a caçamba. A conexão acontece por meio do sistema Smart Hatch Midgate, que rebate eletricamente o painel que separa os dois espaços, criando uma ampla área de carga. Graças ao recurso, similar ao do antigo conceito Volkswagen Tarok, de 2018, é possível transportar objetos compridos com até 2,40 metros.

No painel, a U9 conta com uma tela panorâmica que incorpora o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento, também de 12,3 polegadas. O acabamento mescla diferentes materiais, incluindo detalhes que imitam aço escovado, superfícies macias ao toque e elementos em couro.

O console central é elevado e abriga não só a chamativa manopla do câmbio como também porta-objetos, botão do freio de estacionamento eletrônico, entrada USB, comandos do sistema de tração e base do carregador de celular por indução.

No quesito segurança, a picape oferece de série frenagem autônoma de emergência (AEB), controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de mudança de faixa, assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, lembrete de fadiga e alerta de tráfego cruzado traseiro.

As versões mais caras adicionam câmeras de alta definição com visão 360 ​​graus, rodas de 19 polegadas, iluminação ambiente interna com 64 cores, teto solar, banco do motorista com função de massagem e aquecimento, sistema de som JBL com oito alto-falantes, espelho retrovisor digital, para-brisa acústico e outros.

Assim como já acontece no mercado internacional, a U9 chegará ao Brasil com motor turbodiesel. O propulsor é um 2.5 quatro-cilindros com 224 cv de potência e 53 kgfm de torque, sempre associado a um câmbio automático de oito marchas. A tração é integral permanente com diferencial traseiro blocante.

Na Austrália, a MG divulga consumo de 12,6 km/l e autonomia de mais de 1.000 km, graças ao tanque de combustível de 80 litros. A variante a diesel, inclusive, será a primeira a chegar por aqui. Os planos iniciais previam estreia em 2026, mas as operações nacionais da marca ainda estão sendo estruturadas e o cronograma, então, foi adiado para 2027.

Há planos também para uma versão híbrida plug-in a gasolina, que é inédita até mesmo no mercado internacional. Nesta configuração, a U9 brigará com a BYD Shark, pioneira na tecnologia no Brasil, e com a Ford Ranger PHEV, que acaba de ter produção confirmada na Argentina.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Na dúvida sobre dívida em ação monitória, juiz deve permitir produção de mais provas
Próxima Genial/Quaest: 72% dos Cariocas Apoiam Classificar Facções Criminosas como Grupos Terroristas