Merkel diz que a Rússia é um país forte, que inspira a admiração de Trump


A ex-chanceler alemã Angela Merkel, afirmou neste sábado (15), em entrevista ao jornal Berliner Zeitung, que a Rússia é um país “forte”, que desperta a “admiração” do presidente dos EUA, Donald Trump.
“A Rússia é um país enorme com muitos recursos naturais, uma potência nuclear forte, com um presidente poderoso. E esse tipo de país obviamente evoca uma certa admiração de alguém como Donald Trump”, disse Merkel.
A Torre Spasskaya do Kremlin de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2025

Segundo Merkel, isso não significa que Washington fará favores a Moscou. Ela afirmou que o chefe da Casa Branca, antes de tudo, se esforça para atingir os interesses dos EUA. Ao mesmo tempo, ela observou a necessidade de discutir os interesses da Rússia.

Retomando o diálogo

Em 18 de fevereiro, negociações de alto nível entre russos e americanos ocorreram na capital da Arábia Saudita, Riad. Do lado de Moscou, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o assessor presidencial Yuri Ushakov participaram da discussão. Washington foi representado pelo Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, pelo Conselheiro de Segurança Nacional, Michael Waltz, e pelo Enviado Especial para o Oriente Médio, Stephen Witkoff.

Após a reunião, as partes concordaram em criar condições para a retomada total da cooperação bilateral, eliminar restrições ao trabalho das embaixadas e iniciar o processo de resolução da situação na Ucrânia.

Posteriormente, em 27 de fevereiro, delegações da Rússia e dos EUA se reuniram em Istambul, onde concordaram com medidas para financiar o trabalho das embaixadas e discutiram a possibilidade de restaurar o serviço aéreo direto.
O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou muito as negociações realizadas, observando que houve um resultado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Trump invoca lei usada em tempos de guerra para deportar venezuelanos após impedimento da Justiça
Próxima Programa SER Família Mulher leva conscientização e empoderamento às escolas