Mercedes G 63 tem seis rodas e muito luxo, mas quase ninguém quer


Um dos carros mais exclusivos do mundo está encalhado no mercado de usados. Trata-se de uma unidade preparada do Mercedes-Benz G 63 AMG, com forma de picape, seis rodas e tamanho suficiente para ocupar duas ou mais vagas em qualquer estacionamento.

O G 63 AMG 6×6 foi uma edição especial do jipão lançada pela Mercedes em 2013. Ele saiu de linha dois anos depois, após a produção de cerca de 100 unidades. O exemplar em questão foi adquirido em 2013 por um cliente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e foi importado para a Califórnia, nos Estados Unidos, no ano seguinte.

Algumas complicações fizeram este “jipão-picape” encalhar. A primeira é que o motor não está original, pois precisou passar por algumas adaptações para seguir as normas de emissões americanas.

A documentação consta que o G 63 6×6 é um veículo de exibição — portanto, só pode rodar cerca de 4.000 km anuais. Segundo o anúncio, já rodou em torno de 7.000 km desde que saiu da fábrica na Áustria.

Outro ponto que merece a atenção dos futuros donos é que o G 63 6×6 precisa passar por inspeções anuais do NHTSA (um órgão americano equivalente ao Contran) por 25 anos. Ou seja, ainda restam 15 anos.

Esta grandalhona tem 5,87 m de comprimento, 2,11 m de largura e 2,22 m de altura. Na prática, seu porte é semelhante ao de uma Ram 3500, caminhonete homologada como caminhão no Brasil. Ademais, o vão-livre do solo é de 46 cm, permitindo que o veículo enfrente mais de um metro de água.

Outro ponto que chama atenção neste Classe G modificado é o seu peso de mais de quatro toneladas. Mesmo se um motorista imprudente estacionar em local proibido, talvez as autoridades públicas nem tenham um reboque capaz de removê-lo.

Para mover o seu corpanzil, a Mercedes instalou um motor 5.5 V8 que entrega 536 cv de potência e 75 kgfm de torque. A tração é 6×6 — ou seja, todas as rodas funcionam de forma independente.

A transmissão automática de sete marchas também passou por uma profunda reformulação por causa do eixo extra. A distribuição de potência e torque é de 30% para as rodas frontais, 40% nas “centrais” e 30% para as traseiras.

Mesmo com tanta força, o Classe G AMG não é um carro rápido. Leva quae 8 segundos para atingir 100 km/h e tem velocidade máxima de 161 km/h… Como comparação, o Classe G AMG 2024 que chegou ao Brasil no ano passado cumpre a mesma marca em 4,5 segundos. Você pode conferir a avaliação de Autoesporte clicando aqui.

Há também um sistema que pode inflar e desinflar os seis pneus, caso o motorista queira dar um passeio pelas dunas de algum lugar remoto.

O Mercedes G 63 AMG 6×6 está sendo leiloado no eBay há seis meses. Até o momento, o maior lance é de US$ 1,2 milhão, valor que equivale a quase R$ 6 milhões em conversão direta. Resta saber se o valor vai subir nas próximas semanas, pois restam apenas 15 dias para o fim dos lances.

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Fonte: direitonews

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