Depois de muitos rumores, a Mercedes-Benz confirmou, na manhã da quinta-feira (20), que vendeu sua única fábrica da Argentina para um grupo de investidores local. O anúncio foi feito por Ola Källenius, presidente da fabricante alemã, durante a apresentação de resultados de 2024 para os acionistas da empresa.
A fábrica, localizada em Virrey del Pino, cidade que fica na província de Buenos Aires, foi inaugurada em 1951 e foi a primeira instalação da Mercedes-Benz fora da Alemanha. Era responsável pela fabricação de caminhões, ônibus e vans da empresa.
A terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter, inclusive, vendida no Brasil, também era produzida no local. Desde 1966 mais de 400 mil unidades da van saíram da linha de produção de Virrey del Pino.
Ainda assim, os novos proprietários da fábrica na Argentina poderão continuar fabricando a Sprinter. No entanto, a licença vai ficar disponível até, no máximo, 2030. Isso porque a marca alemã vai avançar em seus planos de eletrificação e, no futuro, a van será comercializada apenas em versões elétricas.
A nova dona da unidade, contudo, garante estar alinhada com a estratégia da fabricante alemã. A Prestige Auto Open Cars passa a comandar as operações na fábrica de Virrey del Pino. “O grupo está totalmente convencido do futuro da indústria automotiva na Argentina, que gera 13% das exportações do país. Acreditamos no valor deste setor”, afirmou Daniel Herrero, representante da empresa, em entrevista divulgada pelo site Motor1.
A Prestige Auto disse ainda que pensa “em novos projetos para a fábrica”, de forma a aumentar a produção. Também garantiu que já estuda o que poderá ser feito no “caminho da eletromobilidade”.
Já os caminhões Accelo e Atego e as linhas OH e OF de chassis de ônibus passarão a ser fabricados em Zárate, também na Argentina, onde a Mercedes-Benz anunciou recentemente que está construindo um novo polo.
A nova fábrica, que vai funcionar a partir de 2026, faz parte do ciclo de US$ 110 milhões em investimentos que vêm sendo feitos pela empresa no país desde dezembro de 2021. Desse modo, a marca pretende fabricar 10 mil unidades de veículos por ano em dois turnos. O número é mais que o dobro do que era produzido em Virrey del Pino. Afinal, no ano passado, 5.238 veículos comerciais pesados deixaram a unidade.
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Fonte: direitonews