Mercedes-Benz vende fábrica na Argentina inaugurada há 74 anos


Depois de muitos rumores, a Mercedes-Benz confirmou, na manhã da quinta-feira (20), que vendeu sua única fábrica da Argentina para um grupo de investidores local. O anúncio foi feito por Ola Källenius, presidente da fabricante alemã, durante a apresentação de resultados de 2024 para os acionistas da empresa.

A fábrica, localizada em Virrey del Pino, cidade que fica na província de Buenos Aires, foi inaugurada em 1951 e foi a primeira instalação da Mercedes-Benz fora da Alemanha. Era responsável pela fabricação de caminhões, ônibus e vans da empresa.

A terceira geração da Mercedes-Benz Sprinter, inclusive, vendida no Brasil, também era produzida no local. Desde 1966 mais de 400 mil unidades da van saíram da linha de produção de Virrey del Pino.

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Ainda assim, os novos proprietários da fábrica na Argentina poderão continuar fabricando a Sprinter. No entanto, a licença vai ficar disponível até, no máximo, 2030. Isso porque a marca alemã vai avançar em seus planos de eletrificação e, no futuro, a van será comercializada apenas em versões elétricas.

A nova dona da unidade, contudo, garante estar alinhada com a estratégia da fabricante alemã. A Prestige Auto Open Cars passa a comandar as operações na fábrica de Virrey del Pino. “O grupo está totalmente convencido do futuro da indústria automotiva na Argentina, que gera 13% das exportações do país. Acreditamos no valor deste setor”, afirmou Daniel Herrero, representante da empresa, em entrevista divulgada pelo site Motor1.

A Prestige Auto disse ainda que pensa “em novos projetos para a fábrica”, de forma a aumentar a produção. Também garantiu que já estuda o que poderá ser feito no “caminho da eletromobilidade”.

Já os caminhões Accelo e Atego e as linhas OH e OF de chassis de ônibus passarão a ser fabricados em Zárate, também na Argentina, onde a Mercedes-Benz anunciou recentemente que está construindo um novo polo.

A nova fábrica, que vai funcionar a partir de 2026, faz parte do ciclo de US$ 110 milhões em investimentos que vêm sendo feitos pela empresa no país desde dezembro de 2021. Desse modo, a marca pretende fabricar 10 mil unidades de veículos por ano em dois turnos. O número é mais que o dobro do que era produzido em Virrey del Pino. Afinal, no ano passado, 5.238 veículos comerciais pesados deixaram a unidade.

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Fonte: direitonews

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