Mercedes-Benz terá novo Classe A retrô e mais 36 lançamentos em 2 anos


A Mercedes-Benz acaba de anunciar que prepara uma verdadeira ofensiva de lançamentos para os próximos anos. Até 2027, a marca confirma que colocará nada menos 37 novidades no mercado, sendo 16 delas ainda neste ano. O ambicioso plano inclui estreias em praticamente todas as categorias, desde veículos de entrada até modelos topo de linha, passando por híbridos, elétricos, novas gerações e facelifts.

Para 2026, estão na lista a versão reestilizada do Classe S da Maybach (seguindo o padrão do Classe S convencional recentemente renovado) e a atualização de meia-vida do grandalhão GLS (também seguida da luxuosa variante Maybach). Além disso, a Mercedes-Benz deve apostar no lançamento de algum modelo preparado pela divisão AMG, provavelmente com motor V8.

Para o mercado de carros elétricos, os dois lançamentos praticamente confirmados são as versões reestilizadas do EQS e do EQS SUV. Corre por fora ainda a estreia do super sedã elétrico AMG, que vem sendo apontado como sucessor indireto do GT Coupé de quatro portas a gasolina. Outro nome importante, também bastante aguardado, é o inédito Classe C elétrico.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Passando para o segmento Core, de modelos tradicionais e de alto volume de vendas, a lista inclui a reestilização de meia-vida do Classe C a combustão, tanto na versão sedã quanto na carroceria perua. O mesmo vale para os SUVs GLC e GLC Coupé. Finalizando o pacote de 2026, destaque para o Classe G Cabriolet e a nova geração do GLA (além de sua respectiva versão elétrica).

Já para 2027, o principal lançamento da Mercedes-Benz será o Classe A de nova geração. O carro vem sendo descrito como completamente diferente do modelo atual, ganhando carroceria com formato inédito e design com jeitão de minivan. “Será um modelo que atualmente não existe neste formato”, disse o chefe de desenvolvimento da marca, Jörg Burzer, em entrevista à publicação alemã Automobilwoche.

O novo Classe A terá a missão de suceder o modelo de hoje e, ao mesmo tempo, substituir o Classe B. Com isso, migrará da carroceria hatchback atual para uma mistura de SUV com minivan. “Será um veículo incrivelmente atraente; temos que produzi-lo”, completou Burzer.

Rumores indicam que o modelo será focado principalmente na praticidade, oferecendo carroceria com teto alto e cabine com diversas soluções de espaço. Na prática, o novo estilo deverá reaproximar o Classe A de sua forma original, ou seja, a mesma lançada na primeira geração em 1996.

Em termos estruturais, a nova geração tomará como base a plataforma MMA — a mesma que já serve aos modelos CLA e CLA Shooting Brake. Sob o capô, são esperados tanto motores a gasolina quanto sistemas de propulsão elétrica, atendendo a demanda de diferentes perfis de compradores.

Apesar do resgate estético, o novo Classe A não terá as curiosidades mecânicas da primeira geração, que tinha bateria sob o assoalho do passageiro dianteiro e motor inclinado para economizar espaço.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores MPTCU pede suspensão imediata de salário de Marco Buzzi durante afastamento
Próxima PF cumpre mandados em endereços do deputado no Amapá em investigação sobre fraudes na BR-156