O ano de 2023 parece ter começado em agosto para a Mercedes-Benz do Brasil. Afinal, a marca lançou a reestilização do Classe A e confirmou os novos SUVs elétricos EQE e EQS para o final de setembro. Mas o cronograma de lançamentos é muito maior e está apenas começando.
A fabricante anunciou que terá mais 17 novidades para o Brasil até o final do ano. A lista inclui novas gerações, reestilizações e também a chegada de versões complementares de carros já existentes.
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Autoesporte esteve no evento de apresentação de novos SUVs elétricos na Cidade do México e conversou com o CEO da Mercedes-Benz do Brasil, Carlos Garcia, que antecipou algumas das novidades. Você verá que a lista tem 15 modelos. Os dois restantes provavelmente são atualizações menores de modelos já existentes. Confira:
Após a reestilização do Classe A na versão “civil”, a Mercedes prepara a chegada das variantes esportivas de seu único hatch.
Além da discreta atualização visual, que inclui para-choques redesenhados, as versões preparadas pela AMG trazem um sistema elétrico auxiliar (assim como no A250 recém-lanãdo). São 13,4 cv extras em situações específicas.
No caso do A35, eles se somam aos 306 cv do motor 2.0 turbo. No A 45S, a base do motor é a mesma, mas a potência é ainda maior. São 421 cv, fazendo dele o 2.0 de produção regular mais potente do mundo.
Visualmente, os destaques são a grade Panamericana típica dos AMG e a troca do emblema redondo sobre o capô. Sai a insígnia com a estrela de três pontas, entra o logotipo da preparadora.
O CLA é a versão sedã com estilo cupê do Classe A. Logo, se este muda, a derivação também será atualizada. E o lançamento deve acontecer nos próximos meses no Brasil, considerando que a reestilização foi apresentada na Europa em janeiro.
As alterações na aparência do CLA são discretas. O cupê recebe nova grade pontilhada, para-choque reestilizado e novo arranjo da iluminação dos faróis (que preservam o formato anterior). Na traseira, a modificação mais perceptível está na adoção de um novo difusor. O CLA também recebe novas opções de cores para a carroceria e rodas redesenhadas, que vão do aro 18 ao 20.
Chegarão ao Brasil três versões com motor 2.0 e câmbio automático de 7 marchas, exatamente como no modelo atual. Mas todas terão o reforço de um sistema híbrido leve. O CLA 250 tem 224 cv. Já as variantes esportivas chegam a 306 cv na CLA 35 AMG e 421 cv na CLA 45 AMG.
O Classe C será o primeiro AMG do Brasil a trocar os motores V6 e V8 por unidades híbridas menores – no caso, 2.0 turbo de quatro cilindros. A decisão é polêmica e a Mercedes sabe disso. Mas a marca alemã promete se garantir com números de desempenho avassaladores.
Começando pela versão mais “mansa”, C 43, o V6 3.0 aspirado deu lugar ao mesmo 2.0 turbo de A 45S e CLA 45S. Nesse caso, são 407 cv vindos diretamente do motor a combustão. Um pequeno gerador elétrico adiciona outros 13 cv em situações específicas, fazendo a potência total chegar em 420 cv. Com isso, o sedã vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
Se esses números não são suficientes, o tradicional C 63 está mais potente do que nunca. O 2.0 turbo produz 476 cv e 55,5 kgfm, quase a mesma cavalaria da geração anterior. Porém, com o auxílio de um motor elétrico de 204 cv e 32,6 kgfm, chegamos aos 680 cv e 104 kgfm finais.
Assim, o C 63 vai da inércia aos 100 km/h em apenas 3,3 s – 0,6 s mais rápido do que a geração anterior.
O sedã intermediário da Mercedes deve retornar ao Brasil até o final do ano. O presidente da Mercedes-Benz afirmou que, ainda que os volumes sejam pequenos por aqui, ter o Classe E na linha é fundamental.
Na Europa, há três motorizações que poderiam ser oferecidas por aqui:
Considerando o posicionamento do modelo no país, as duas primeiras são as mais prováveis. A nova geração do Classe E traz interior com o chamado Hyperscreen, uma seleção de diversas telas que ocupam toda a largura da cabine. Por fora, os traços lembram o Classe C atual.
A atual geração do Classe S já tem quase três anos e ainda não desembarcou no Brasil. Porém, o chefão da marca por aqui disse que a variante esportiva S 63, lançada em dezembro passado vai dar as caras no país ainda em 2023.
E para quem tem (muito) dinheiro e ambições esportivas, isso é uma baita notícia. A limusine preparada pela AMG tem nada menos que 802 cv e inacreditáveis 145,3 kgfm de torque. Esses números são fruto da combinação do motor V8 4.0 biturbo com uma unidade elétrica montada na transmissão.
Dessa maneira, o S63 pode chegar aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 288 km/h.
Visualmente, o S63 é um típico AMG. A grade AMG com fenda vertical está presente, enquanto o símbolo da divisão esportiva substitui o da fabricante no capô. Na lateral há saias mais agressivas, que combinam com as rodas de 21 polegadas. No interior, há opções exclusivas de costura, cores e acabamentos, além de uma profusão de telas. Quando chegar, podemos esperar preços acima dos R$ 2 milhões.
A sigla SL é a mais emblemática da história da Mercedes-Benz. E a mais recente geração do roadster deve desembarcar por aqui em um pequeno volume.
Conversível, o modelo para quatro ocupantes tem capota de lona para reduzir o peso do carro em 21 kg se comparado à versão com teto rígido. Segundo a Mercedes, a operação de abertura ou fechamento da capota leva 15 segundos e a operação pode ser feita em velocidades de até 60 km/h.
O design externo é bastante chamativo, com a famosa grade panamericana com lâminas verticais cromadas e faróis triangulares. Na traseira há spoiler integrado à tampa do porta-malas, lanternas de LED e quatro saídas de escapamento. Já as rodas podem ter tamanhos entre 19 e 21 polegadas.
Na Europa, o SL é oferecido em três versões, todas preparadas pela AMG:
O GLC é um dos modelos de maior sucesso da marca no Brasil. Como a nova geração foi lançada há mais de um ano, a chegada ao nosso mercado não deve demorar. Mesmo a variante cupê, apresentada em março, também deve ter apresentação marcada para 2023.
Todas as versões são eletrificadas. Na Europa, há quatro unidades híbridas leves e outras três híbridas plug-in. Seguindo a linha atual da Mercedes, as favoritas para o Brasil são 200 4MATIC e 300 4MATIC, ambas com motor de quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina que produz 204 cv e 258 cv, respetivamente.
O design exterior teve a dianteira redesenhada e passa a ter faróis que se conectam diretamente à grade do radiador. Aliás, a própria grade é destaque por ter um contorno cromado. Os para-choques traseiros têm a base preta nas versões de entrada, enquanto as variantes AMG Line tem a parte interior cromada.
Atualmente, a linha GLE é oferecida com motorizações diesel ou em variantes esportivas da AMG. No início do ano, a marca alemã lançou uma discreta reestilização no SUV grande. Grade, faróis e para-choque foram redesenhados.
As motorizações foram atualizadas e agora são híbridas. Porém, a variante 400d oferecida no Brasil na versão atual não existe mais na Europa. Lá, os motores a diesel agora são 350d, um conjunto híbrido de até 333 cv, ou 450d, híbrido leve de 367 cv com um gerador extra de 20 cv.
Maior SUV da Mercedes, o GLS passou por um facelift leve no exterior. Na frente, as duas barras da grade se multiplicaram. Agora há quatro réguas passando horizontalmente pela entrada de ar. O para-choque também foi redesenhado. A opção 450, vendida atualmente no Brasil a partir de R$ 980 mil tem motor V6 3.0 de 386 cv e 51 kgfm.
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Fonte: direitonews