Mercedes-Benz CLA chega ao Brasil em 2026 e marca estuda versão perua


A nova geração do Mercedes-Benz CLA já está de malas prontas para desembarcar no Brasil. Em entrevista, o presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Ronald Koning, confirmou à Autoesporte que o lançamento da terceira linhagem por aqui é certo e acontecerá em 2026. O modelo chegará ao país totalmente renovado e, provavelmente, em versões híbridas.

O executivo não quis revelar especificamente qual conjunto mecânico equipará o cupê por aqui, mas deixou escapar algumas pistas nas entrelinhas. “Sabemos que a tecnologia híbrida serve de ponte, de transição para o EV. Por isso estamos analisando quais opções [de motorização] seriam mais interessantes para o mercado brasileiro”, disse.

Diante disso, são grandes as chances de o CLA chegar ao Brasil com as mesmas opções híbridas oferecidas na Europa (ou pelo menos uma delas). Por lá, o portfólio contempla três variantes com sistema híbrido leve baseadas no novo motor 1.5 turbo de quatro cilindros da família FAME.

No visual, o CLA passou por avanços importantes e agora tem elementos inspirados nos carros elétricos da marca. Entre as novidades, destaque para maçanetas embutidas nas portas, grade frontal iluminada (junto com tradicional a estrela de três pontas) e novo arranjo de faróis e lanternas de LED. Segundo a fabricante, a prioridade foi trabalhar na aerodinâmica do modelo, que agora tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,21 Cx.

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Em termos dimensionais, o cupê ficou ligeiramente maior. Ao todo, são 4,72 metros de comprimento (+ 3,3 cm), 1,85 m de largura (+ 2,5 cm), 1,47 m de altura (+ 2,8 cm) e 2,79 m de entre-eixos (+ 6,1 cm). Já o porta-malas perdeu 55 litros de capacidade e agora tem 405 litros. No entanto, é bom lembrar que há um compartimento frontal adicional na versão elétrica com 101 litros de capacidade. As rodas, por sua vez, podem ser de 17 a 19 polegadas.

Na cabine, a Mercedes-Benz manteve a clássica solução de três telas no painel, sendo a última – destinada ao passageiro – oferecida opcional. Assim, o conjunto une o painel de instrumento de 10,25” à central multimídia de 14”, ambas de série. A terceira tela, vale dizer, tem a mesma polegada da central. Por fim, há também a possibilidade de adicionar um head-up display de 12,2”.

Segundo interlocutores, a ideia inicial era lançar o CLA no Brasil ainda em 2025, mas os planos acabaram mudando. Na Europa, a procura tem superado as expectativas e a produção na fábrica de Rastatt, na Alemanha, está acontecendo em três turnos, 24 horas por dia, para dar conta da demanda.

Na Europa, a Mercedes-Benz tem priorizado a comercialização das versões elétricas do novo CLA e revelou poucos detalhes a respeito das variantes híbridas. De todo modo, sabe-se que são baseadas no novo motor 1.5 turbo de quatro cilindros da família FAME e munidas de um sistema elétrico de 48 volts associado.

Na geração passada, vale ressaltar, as versões híbridas tomavam como base o motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Renault. Agora, a marca mudou a estratégia e optou por usar um propulsor próprio no conjunto.

O motor opera em Ciclo Miller (considerado bem mais eficiente e econômico) e tem uma taxa de compressão de 12:1. Já o motor elétrico do conjunto entrega 27 cv e fica instalado diretamente no câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem. Na prática, permite que o CLA seja conduzido apenas em modo elétrico durante períodos curtos e em baixa velocidade.

As versões elétricas do modelo têm bateria de 85 kWh, que garante ao sedã elétrico recargas ultrarrápidas. Tanto é que a Mercedes-Benz afirma que o veículo pode recuperar 325 km de autonomia em apenas 10 minutos.

A versão 250+ vem com motor traseiro de 272 cv de potência e conta com 792 km de autonomia no ciclo europeu (WLTP) — alcance similar ao de uma picape diesel. Com esse conjunto, o sedã faz o 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. A opção CLA 350 4MATIC tem dois propulsores elétricos de 354 cv e 771 km de autonomia. Assim, chega aos 100 km/h em 4,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h.

Ainda na entrevista, o chefão local da Mercedes-Benz confessou que gostaria de ver a estilosa carroceria Shooting Brake por aqui. “Seria muito legal ver a Shooting Brake no Brasil”, ressaltou. Para tanto, o executivo disse que o modelo precisa fazer parte da estratégia comercial e “fazer sentido” dentro dos planos para o país. A perua compartilha com o cupê tanto o visual quanto o conjunto mecânico.

No total, mede 4,72 metros de comprimento (+35 mm), 1,85 m de largura (+25 mm), 1,46 m de altura (+27 mm) e 2,79 m de entre-eixos (+61 mm). Como resultado, oferece 455 litros de espaço para bagagem no porta-malas e até 1.290 litros com o banco traseiro rebatido. Nas versões elétricas, há também o compartimento de carga sob o capô, com capacidade para 101 litros.

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Fonte: direitonews

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