Mercado do petróleo evita fretamentos de longo prazo em meio à incerteza de Trump, diz mídia


A política externa errática de Donald Trump desencorajou os empresários do setor de petróleo de assinar contratos de fretamento de longo prazo com os armadores de petroleiros, aumentando a incerteza entre os proprietários de embarcações. As guerras comerciais e intervenções em conflitos internacionais afastaram os empresários de fazer planos de longo prazo.
Segundo o Financial Times (FT), as ações de Trump aumentaram a incerteza sobre custos e riscos futuros em mercados já desafiadores, incluindo ataques dos houthis no mar Vermelho e o conflito ucraniano. Mikael Skov, da Hafnia, destacou à mídia que as declarações diárias da administração dos EUA dificultam negócios de longo prazo, afetando o valor das embarcações de segunda mão.
A Norden da Dinamarca e a Teekay do Canadá também observaram a considerável incerteza no mercado, com previsões de lucros variáveis para 2025.
No ano passado, os lucros dos armadores aumentaram porque evitaram o mar Vermelho devido aos ataques dos houthis — solidários com a guerra desproporcional de Israel contra o Hamas em Gaza — optando por rotas mais longas ao redor do cabo da Boa Esperança. No entanto, a possibilidade de retorno ao mar Vermelho aumentou após os houthis reduzirem os ataques.
Um navio de carga não identificado navega em direção ao estreito de Ormuz ao largo da costa de Khasab, Omã (foto tirada em 15 de janeiro de 2012). O Irã informou que seu navio Saviz ficou danificado após sofrer uma explosão no mar Vermelho - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2025

As ameaças de tarifas norte-americanas contra importações de petróleo do Canadá e do México podem impulsionar negócios de petroleiros, mas as tarifas sobre a China poderiam prejudicar a demanda de petróleo chinês.
As incertezas no mercado levantam questões sobre a disponibilidade de combustível para navios. A Cargill e a Hafnia estão combinando seus negócios de fornecimento de combustível a fim de obter maior escala e segurança nos preços da energia.
Apesar das incertezas, líderes do setor acreditam que o mercado será positivo a longo prazo. No entanto, a normalização depende da resolução dos impasses políticos e análise das consequências subsequentes.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Phil Collins revela estado de saúde delicado: “Muito doente”
Próxima Receita Federal libera consulta a lote residual do Imposto de Renda nesta sexta-feira