Maior demanda da soja eleva preços de derivados, de acordo com Cepea
O preço do óleo de soja voltou a subir no mercado brasileiro, impulsionado pelo reaquecimento da demanda doméstica, sobretudo para produção de biodiesel. Além disso, pesquisadores do Cepea ressaltam que a demanda externa também está aquecida – vale lembrar que as exportações do óleo na parcial deste ano são recordes. Esse cenário elevou a disputa pelo derivado nacional e dificultou as aquisições das indústrias alimentícias.
Como vimos na análise da semana anterior, “A liquidez no mercado interno de soja está lenta e os preços, em queda. Segundo pesquisadores do Cepea, produtores estão com atenções voltadas à semeadura da temporada 2022/23 e evitam negociar o excedente da safra 2021/22. Além disso, a desvalorização do dólar e a queda nos prêmios de exportação na semana passada também desestimulam os negócios”.
Quanto ao farelo de soja, a demanda segue elevada no Brasil, com consumidores intensificando os volumes adquiridos. Pesquisadores do Cepea indicam que a procura externa também continua aquecida, e a expectativa das indústrias brasileiras é de crescimento da procura pelo derivado nos próximos meses. Na parcial deste ano, o Brasil já embarcou volume recorde de farelo.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Confira o gráfico do indicador abaixo:
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS® com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz