“O declínio demográfico é uma realidade em todo o planeta, exceto alguns países africanos. E isso atinge até mesmo alguns países do Oriente Médio, que sofreram um declínio demográfico significativo, como Irã, Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, que são países que até dependem muito da migração“, explicou Lattes ao podcast.
Papel da inteligência artificial
“Tendo em vista que tem combate subterrâneo, metrô etc., então os recursos automatizados que empregam a inteligência artificial podem mitigar certas demandas de pessoas. Por exemplo, na vigilância, no reconhecimento, até mesmo em alguns níveis de operações de combate. Mas não vão poder suplantar as necessidades de tropas no terreno, principalmente para a garantia de segurança e, mesmo, a presença que gera a consolidação dessa ocupação“, detalhou.
O professor ressaltou, ainda, a proteção do recurso humano como prioridade nas Forças Armadas, afirmando que “a presença do homem no campo de batalha está se tornando um alvo prioritário e, com isso, você protege aquele seu principal recurso de qualquer exército, [que] é o seu elemento humano”.
Fonte: sputniknewsbrasil