Lembra da ‘Ferrari brasileira’ produzida a partir da carroceria de um Ford Ka combinada com peças de Celta, Opala e até moto? Pois bem, ela é só uma das várias criações do inventor Caio Strumiello, morador de São Vicente (SP). O mecânico de 53 anos tem ganhado fama na internet pelos veículos que desenvolve por conta própria e conta com portfólio recheado de modelos curiosos. O mais recente a viralizar nas redes sociais é o minúsculo Nanico P50, descrito como ‘menor carro do mundo’.
Inspirado no Peel P50 (microcarro de três rodas produzido na década de 1960 na Inglaterra), o Nanico foi inteiramente idealizado e produzido de forma artesanal na oficina do próprio Strumiello. Segundo o mecânico, o projeto nasceu primeiro no papel, a partir de desenhos e esboços feitos à mão, e foi ganhando forma prática através de moldes de papelão. O resultado final, em fibra de vidro, foi alcançado em 20 dias.
Ao todo, o Nanico mede apenas 1,30 m de comprimento, 1,37 m de altura e míseros 76 cm de largura. Para efeito de comparação, o Peel P50 inglês (considerado o menor carro do mundo de sua época) mede 1,34 m de comprimento, 1 metro de altura e 0,9 m de largura. A “plataforma” usada foi projetada a partir de cadeiras de rodas motorizadas que o próprio Strumiello também produz em sua oficina.
Todo o processo de fabricação, dos desenhos até o carro pronto, foi concluído em menos de um mês. Mesmo com porte super compacto, o P50 conta com para-brisas, antena de teto, faróis, pisca alerta, duas portas, retrovisores e quatro rodas (contra apenas três do equivalente europeu que serviu de inspiração).
O Nanico P50 pode ser equipado com motor de 50 cm³ ou 100 cm³ a gasolina, dependendo da configuração, e alcança até 60 km/h de velocidade máxima. O youtuber Tiago Beloto conheceu recentemente o modelo e gravou Strumiello acelerando o pequeno em uma rodovia de São Paulo. Na faixa exclusiva para motociclistas, o P50 se encaixou perfeitamente e chamou atenção no trânsito.
Pintado em um chamativo tom de verde, o Nanico exibe faixas decorativas em preto, mini faróis com formato pontiagudo e lanternas redondas na traseira. Por dentro, o espaço é suficiente para apenas uma pessoa, mas o inventor brinca que é possível levar até dois ocupantes “magrinhos”. O condutor tem uma espécie de guidão que faz as vezes de volante e conta até com marcha à ré.
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Fonte: direitonews