Memorial às Vítimas do Holocausto é inaugurado no Rio de Janeiro


O Memorial às Vítimas do Holocausto foi aberto ao público na última quinta-feira (19), no Rio de Janeiro. Com o objetivo de ser um espaço de reflexão sobre um dos momentos mais trágicos da história mundial, a perseguição de judeus pelo regime nazista alemão, o memorial fica localizado no parque Yitzhak Rabin, no mirante do morro do Pasmado, em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense.
A Sputnik Brasil acompanhou a inauguração e conversou com o coordenador educativo do espaço, Daniel Arkader, que destacou a importância de se ter o memorial na cidade.
“É importante a gente ter o memorial no Rio de Janeiro porque é um local de reflexão para as quantidades de mazelas que a gente vê tanto no Rio de Janeiro como no Brasil e no mundo.”
Arkader acrescentou que o memorial serve para manter viva a lembrança das vítimas do nazismo na Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

“É um local para a gente refletir sobre o que está acontecendo hoje em dia em nossa sociedade, além de aprender sobre história, sobre as vítimas que foram perseguidas pelo nazismo, não só judias, mas ciganos, comunistas. É uma luta até mesmo pelos direitos humanos”, disse o coordenador.

O local é dividido em três salas, que permitem ao visitante a imersão sensorial, com luzes e gravações de sons do cotidiano, como vozes de crianças brincando. Na primeira sala são expostas imagens da vida antes do Holocausto.
Na segunda sala é retratada a vida de judeus e outras minorias durante a perseguição nazista. A terceira e última sala é dedicada a sobreviventes do Holocausto. Nesta sala há imagens de judeus que foram acolhidos pelo Brasil.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Abiteboul nega rumores sobre a Hyundai entrar na F1 agora
Próxima PF cumpre mandato de busca e apreensão contra Ibaneis Rocha e ex-secretário de Segurança do DF