Nesta quarta-feira (27), o ex-presidente do Banco Central (BC) e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve adotar uma política macroeconômica responsável, como em seu primeiro mandato. caso vença as eleições.
“Existe uma preocupação grande por causa da experiência com o governo Dilma Rousseff e com as declarações de membros dessa corrente desenvolvimentista, entre aspas, de que o governo Dilma não deu certo porque foi sabotado e, agora, com a liderança do Lula, daria certo”, disse Meirelles em entrevista ao Valor Econômico. “Acredito que o mais provável é que o Lula repita, caso eleito, o primeiro governo dele, principalmente do primeiro mandato, que deu muito certo.”
O ex-ministro diz ainda que Lula deu um sinal importante na direção da sua política econômica em evento na PUC de São Paulo na segunda-feira. “Naquele evento, falamos eu e o Persio Arida”, afirma ele. “Ambos dentro de um ponto de vista liberal. Aquilo me parece uma indicação clara de direção.”