Mega operação na Amazônia apreende milhares de caminhões com madeira e fecha várias serrarias


De acordo com a Reuters, citando oficiais do IBAMA, esta é a maior ação desse porte nos últimos cinco anos, e já resultou na aplicação de multas que somam R$15,5 milhões.
A Operação Maravalha 2025 começou há duas semanas e tem duração prevista de um ano, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para desmantelar extração e comercialização de madeira ilegal. Com mais de 80 agentes, cinco aeronaves e 29 viaturas, as equipes atuam em áreas críticas da Amazônia, como Porto Velho (RO), Novo Progresso (PA) e Tailândia (PA).
os agentes também também investigam projetos madeireiros em terras privadas, suspeitos de fraudar documentos para ocultar a origem ilegal da madeira.
De acordo com o Ibama, com a retirada da madeira comercializável, o restante da floresta é frequentemente derrubado para dar lugar a pastagens para gado. Os lucros obtidos com a venda da madeira ilegal financiam o processo de conversão da floresta em pastos.
A madeira apreendida na operação será doada a agências e projetos governamentais. A meta do Governo Federal é desmatamento zero em todos os biomas do país até 2030.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Sainz se perde minutos antes da apresentação do novo carro da Williams
Próxima Homem de 30 anos morre após bater motocicleta na traseira de caminhão parado em MT