Medvedev: com colapso da URSS o equilíbrio de poder mudou, EUA e OTAN receberam isso como vitória


“Após a União Soviética ter deixado o cenário histórico, o equilíbrio de poder na política mundial mudou rapidamente“, disse Medvedev no Fórum Jurídico Internacional em São Petersburgo.

Ele acrescentou que “alguns países poderosos” – os Estados Unidos e outros da Organização do Tratado do Atlântico Norte – “começaram a receber isso como uma vitória pessoal, bem como uma vitória da doutrina que servia aos seus interesses nacionais”.

“Foi então, aliás, que falamos sobre o fim da história, o triunfo final da ideologia liberal, que marca o ponto final da evolução sociocultural da humanidade”, observou a autoridade russa.

Além disso, Dmitry Medvedev declarou que é necessário lembrar quantas armas da OTAN são atraídas para as fronteiras da Rússia, e a questão é quem aproxima o mundo do apocalipse.

“Hoje seria um bom momento para lembrar outra coisa. Quantos mísseis soviéticos os Estados Unidos tiveram que lidar para causar uma psicose global durante a crise do Caribe? Por um lado. E, por outro, quantas armas foram atraídas em pouco tempo para as nossas fronteiras no território sob controle da OTAN hoje. A questão é, quem está realmente aproximando o mundo ainda mais do apocalipse?”, indagou.

O vice-presidente do Conselho de Segurança russo também acrescentou que hoje em dia a Rússia está realizando a operação militar especial para proteger sua soberania, integridade territorial e segurança de milhões de cidadãos.
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, participa de coletiva de imprensa após discussões com Sergei Aleynik, seu homólogo de Belarus, em Minks, Belarus, 19 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Com achada de 28 novos satélites, Saturno reivindica coroa de detentor de mais luas no Sistema Solar
Próxima Fluxo cambial ‘despenca’ de US$ 3,58 bilhões, em março, para US$ 844 milhões, em abril